Linux e Contabilidade

Olá pessoal, queria tirar algumas dúvidas, não sou da área de TI, trabalho com contabilidade, sou estagiário do setor fiscal, enfim, minha dúvida para abrir esse tópico é sobre o Linux na rotina contábil, sei que no passado tinha problemas quanto ao software contábil, mas hoje os grandes softwares são na nuvem, então não é mais um problema, a minha dúvida é quanto aos softwares do governo, receita federal… SPED FISCAL e CONTÁBIL, DIRPF que é software para Imposto de Renda, SEFIP, conectividade social… Não ligo para Excel, apesar de onde eu trabalho usar, já conheci algumas ferramentas de BI open source - Metabase, sei que 99% da galera do fórum é de TI, mas queria saber se já passaram por essa situação.

Olha, há algumas coisas portadas já pra Linux, outras dão mais trabalho. No fórum tem um ou dois tópicos que falam em certficados digitais onde há alguma discussão sobre o SPED, pelo que me lembro - mesmo que o foco era PJe e outras ferramentas para advogados. Dá uma olhada neles, já deve ajudar…

1 curtida

Valeu cara vou olhar.

Eu até achei um link em um portal de contabilidade um amigo falando que o escritório dele funciona 97% com Linux nas máquinas, os outros 3% era por conta do Conectividade Social e outras demandas de declarações, mas esse tópico foi aberto em 2016, então fiquei curioso para saber se nesses 5 últimos anos as coisas mudaram, vou colocar o print do comentário no portal e o link do mesmo, não consegui entrar em contato com o pessoal lá, mas seguirei buscando soluções. Segue abaixo o print e o link se tiverem curiosidade de olhar.

1 curtida

No momento estou trabalhando como estagiário, mas já viso abrir meu próprio escritório no futuro, e pretendo usar Linux nas máquinas, sei que não será 100% open source, pois não conheço nenhum software contábil open source, mas sei que muitas ferramentas poderei usar open source, o próprio sistema operacional, algum suíte office e etc…

O que eu sugiro é dar uma olhada em distros base Arch, ou mesmo o Manjaro - isso por causa do AUR. Muita coisa já foi portada pra lá. E, no caso do Manjaro, o repositório Manjariando tem tbm algumas coisas já portadas pra distro, como IR. Olha no site deles:

1 curtida

Valeu amigo, vou conferir sim. Muito obrigado!!

1 curtida

Tenho uma projeto voltado a empresas, chamado TigerOS. A ideia é logo mais ter tutoriais e automatização de instalação e programas da área contábil para ele.

Vc pode conferi mais detalhes clicando AQUI.

Tem também um tópico falando mais a respeito em:

2 curtidas

Poxa amigo que massa, vou conferir sim. Valeu mesmo.

Teria algum lugar que eu poderia entrar em contato com você? Vi um tópico sobre planilhas do @FlaviodeGodoi que você estava comentando. Já me inscrevi no seu canal.

3 curtidas

Olá, bom dia. Pode mandar mensagem pelo ditect do Instagram @Godoy131527

1 curtida

Opa valeu, pode deixar mano. Valeu!!