Linux e boot pela ethernet (pxe)

oi, eu tenho um notebook antigo que só ceita boot pelo hdd, leitor de dvd e pela rede, o problema é que eu não sei como configurar o servidor para fornecer a imagem, a minha ideia é usar o meu pc principal como servidor ou uma maquina virtual, no meu pc eu tenho o Ubuntu 20.04.1 LTS, e infelizmente o notebook é 32 bits e vou ter que instalar o ubuntu server 16.04 que é 32 bits, outra coisa, o modelo é o Acer Aspire 3000 (o notebook antigo), alguém consegue me ajudar??

Primeiro, tem certeza que é 32 bits? Pesquisando aqui, ele usa o AMD Sempron 2600+, e eu achei versões tanto de 32 quanto de 64 bits

Segundo, se for 32 bits, você pode testar o Ubuntu 18.04 mini-iso e ver como proceder para torná-lo um servidor (se essa é a intenção, o que não faz lá muito sentido), ir de Debian, OpenSUSE Tumbleweed ou o Arch 32 bits. Ou mesmo uma dos flavors do Ubuntu que ainda tem 32 bits, como Xubuntu, MATE e Lubuntu, assim como o Zorin Lite e o Mint 19.3.

Se for 64, aí dá pra instalar o 20.04 - com esse pouco de RAM que ele deve ter, vai de Xubuntu ou Lubuntu; ou testa as mesmas opções acima com XFCE, LXDE/LXQt ou algum WM. Uma opção seria o Elive.

Por fim, creio que a melhor saída é instalar com um DVD mesmo, pedindo ajuda a um amigo - bem mais fácil que tentar via boot remoto

Para Windows há o WDS, que permite fazer boot de imagens de instalação e imagens de sistema. Dando um google rápido para softwares equivalentes para Linux, achei essa thread no Reddit, onde o pessoal apresenta algumas sugestões.

Assumindo que você quer servir uma imagem de instalação, acho que algo equivalente ao WDS irá lhe atender, mas nunca cheguei a usar um desses serviços para Linux.