Linux e Android

#1

Pergunto por que o Android do Celular sendo um Sistema Linux está sujeito a Vírus, recomendação de uso de Anti-Vírus inclusive? Não seria o caso de uma Proteção semelhante ao Sistema Desktop? Muito obrigado e Fraterno Abraço a Todos!..

0 Likes

#2

Por se tratar de uma plataforma mais popular, com mais de 2 bilhões de usuários, é um alvo mais atrativo. A popularidade da plataforma também atrai usuários que não possuem conhecimentos técnicos, usuários que instalam qualquer aplicativo que veem pela frente e clicam em links duvidosos. O usuário é uma parte importante da segurança do sistema, no geral, usuários de Linux sabem o que estão fazendo, não se pode dizer o mesmo da maioria dos usuários do Android.

Anti-vírus para Android no geral são inúteis.

4 Likes

#3

Acredito que o Linux está ficando tão popular quanto o Android. Podemos ver a Popularidade e Seriedade do Trabalho do Dio e sua Equipe. Uso o Bitdefender no meu Celular e já barrou muita coisa. Agora existe também uma Ferramenta própria do Google no Android para verificar os Aplicativos. Mas a pergunta é focada no Sistema, não nas pessoas em geral. O Iphone não pega Vírus, que eu saiba. Então o Linux do Celular não é o mesmo do Desktop pelo que entendi. Vulnerável talvez. Muito obrigado!

1 Like

#4

Linux é o kernel, o Android é Linux porque utiliza este kernel, mas o restante do sistema é bem diferente de uma distribuição Linux tradicional.

2 Likes

#5

Ah! Ok. Obrigado! Bem que o Dio poderia explicar isso no Youtube! Grande Abraço!

0 Likes

#6

Independente da quantidade de usuários, é importante ter mecanismos de segurança eficientes no Linux. A maioria dos antivírus para Linux são pagos (Bitdefender e Eset); enquanto os gratuitos são via terminal (ClamAV e Sophos)… e as opções acabam ficando nisso.

O Avast parece ter uma versão “para servidor”… O que não seria útil ao usuário comum. Há tbm o Comodo… mas vi no fórum deles, que há problemas com dependências há vários anos.

Seria importante uma empresa consolidada, oferecer uma solução para o Linux… de preferência gratuita (assim como no Windows).

0 Likes

#7

O jeito que oAndroid funciona abre essas brechas

1 Like

#8

Só uma correção o ClamAV tem uma interface gráfica opcional e se chama ClamTK

0 Likes

#9

O melhor antivirus é o usuário, mas a alguns casos em que na própria playstore aparece alguns malwares, ou vulnerabilidades nos aplicativos:

https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n136503/es-file-explorer-torna-celular-android-vulneravel.html

Mas eu já tive três celular, já baixei aplicativos fora da playstore, fiz root e nunca peguei vírus, acho que é de sorte isso.

0 Likes