eu instalei o ubuntu no meu notebook e um amigo meu me sugeriu marcar a opção para cripotografar o disco inteiro.
esta tudo funcionando normal.
mas está demorando bastante depois que digito a senha quando o computador liga, naquela tela preta. demora quase 2 minutos depois que digita a senha inicial.
isso é normal??? alguém sabe como arrumar para não demorar tanto??
Geralmente o sistema fica mais lento ao ativar a criptografia, mas só dá pra se notar mais ao utilizar HD. Quais são as especificações de hardware de seu notebook?
A criptografia de disco adiciona um passo a mais para a inicialização do seu sistema, porém ela costuma ser rápida e não deveria afetar muito no boot inicial.
A demora pode se dar no próprio disco que você instalou o sistema, se a velocidade de leitura dele é baixa (mesmo sendo um SSD), ele pode demorar um pouquinho para inicializar.
Você utilizava outro sistema antes de instalar o Ubuntu nessa máquina e a diferença na velocidade do boot é muito grande?
Se a demora é antes de aparecer a tela de login, é por conta da inicialização do computador e de serviços. Verifique quais os serviços que são iniciados e quanto tempo eles demoram com o comando sudo systemd-analyze blame. Mande a saída aqui, principalmente daqueles serviços que estão demorando mais de 10000ms para iniciar. Outra opção é apertar “esc” durante essa demora que talvez seja mostrada a tela de texto com inicialização e mensagens.
Se a demora é após digitar a senha de login, então são grandes chances de ter algum problema de configuração do gerenciador de janelas.