Linux - Como aprender mais sobre o sistema?

Olá pessoal, tudo bom?

Seguinte to querendo aprender mais sobre o linux. abri um tópico parecido ha uns dois meses atras e não obtive nenhuma resposta sobre.

mas vou mudar um pouco o que falei no outro.

Resumindo, preciso de dicas de como aprender coisas mais avançadas no linux, entendo sobre o sistema, como o que cada pasta e arquivo de configuração faz no sistema.

Queria me aprofundar mais nesse assunto para melhorar meu entendimento sobre o linux e ajudar mais a comunidade.

se alguém puder me indicar materiais para estudo eu ficaria muito agradecido.

O próprio canal do Diolinux ensina muita coisa.

1 curtida

Fala @Grimpop tudo beleza?

Eu acredito que “aprender” está diretamente relacionado com o quanto você pratica alguma coisa. No meu caso, para “aprender” sobre Linux eu li muito (na época gastava uma grana comprando revistas em bancas) e quando conseguia algum livro sobre o assunto eu fazia o possível para ler e ir tentando praticar as coisas que eu lia.

Participar aqui do fórum, ler as duvidas e as soluções propostas, tentar aplicar algumas delas você mesmo e avaliar o resultado… todas essas são formas de aprender.

Se você quer um aprendizado mais “formal” pode optar por um curso ou uma certificação, tem um cara que eu admiro bastante chamado “Gary Vee” e ele costuma dizer que você não tem como aprender sobre abdominais lendo, você tem que deitar no chão e fazer. Concordo plenamente com ele nisso.

:vulcan_salute:

5 curtidas

verdade, falou tudo.

eu pratico muito, tem coisas que me desafio a fazer, e tento caçar maneiras de solucionar um problema do meu jeito.

Mas como sou iniciante no linux e tem um monte de distribuições no mercado fico meio perdido em alguns comandos, pois cada uma age de uma forma, queria um lugar que tivesse os comandos base do linux, sem se referencia ha uma distribuição em especifico, quero aprender a mexer no linux em geral, e não apenas na base debian.

Eu cacei alguns lugares, to lento o manual Foca, mas algumas pessoas dizem que ele está datada e que não vale muita coisa, por isso que estou pedindo locais para eu absorver mais conteúdo do assunto.

Instala o gentoo com systemd e vai ter diversão para uma semana até conseguir entrar aqui no forum! Aliás, outras distribuições também são interessantes para apredizado, como o LinuxFromScrach. Você vai aprender construindo seu própio sistema do zero!

Outro ponto para consolidar o aprendizado é escrever tutoriais e ajudar galera nos fóruns.

Uma terceira ideia é se aventurar em algo que ainda não tenha feito. Eu me aventurei no docker semana passada.

Quarta e última é verificar o log de boot do seu sistema e tentar remover todos os erros/warnings que podem ter.

1 curtida

Remover todos? A RedHat vai te colocar como CEO se você conseguir :slight_smile:

:vulcan_salute:

1 curtida

obrigado pelas dicas, vou me aventurar em algumas dessas dicas.

Sobre ver log, como faço para exibir? seria F1?

journalctl -b

veja os textos em vermelho (erros) e em branco negrito (avisos)

1 curtida

Obrigado.

Acabei achando um pdf aqui com os comandos do linux e explicando para que cada um serve, alem de formas de acessar o man no terminal

1 curtida

Curso para você aprender shell script ele serve para automatizar tarefas.

Todas as distribuição que tenham um interpretador de shell aceitam shell script.

1 curtida

Muito obrigado, já fiz alguns scripts, mas bem básicos mesmo, vou conferir o conteúdo depois

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.