Linux com Performance Instável

Para falar a verdade isso faz meses que isso já aconteceu… É que o PC roda liso, só que na hora de eu usar uns processos no aplicativo, simplesmente buga e o PC fica instável…

É assim, por exemplo que eu esteja no DaVinci Resolve, e que eu tenha feito colocado muitos efeitos, aí, na hora de produzir, ao invés de travar só o aplicativo, trava tudo junto…
E isso não é normal, ainda mais que sempre usei Linux sempre tive esse problema…

Desde a versão 18, até as mais recentes, só não tive esse problema no DE Mate, mas no resto das mesmas ocorre esse erro…

Intel Celeron J3060
4GB RAM
Intel HD Graphics 400
HDD Seagate 500GB
Manjaro 21.01 Cinammon

Primeiro, quanto de Swap vc tem? Estou desconfiado de estouro de RAM…

Segundo, como vc instalou DaVinci sem placa de vídeo dedicada? Conta pá’nóis ae

Eu tenho 8GB de Swap, e, pelo incrível que pareça tem como instalar sem placa de vídeo dedicada, mas, como eu disse foi um exemplo, na verdade isso acontece na maioria dos aplicativos (exceto jogos em fullscreen)

Seria bom vc acompanhar o uso de RAM e da Swap pelo monitor do sistema quando isso ocorrer. Eu experimentava travamentos também, aí troquei pro kernel Xanmod e melhorou bastante nisso, tanto lerdamentos quanto congelamentos do sistema…

Mas dá mais detalhes do DaVinci, me interessa bastante o tema, uso Kdenlive, me atende bem, mas quero aprender a usar o DaVinci

Aproveitando, eu sou adm de um grupo de Telegram sobre Manjaro, chega lá!

1 curtida

Acabei de ver que o swap simplesmente não funciona… Até agora tá em 0% usado no swap

1 curtida

Opa! Acho que seria preciso mexer no Swapiness, pode ser que esteja mal configurado

Cuidado que o site está com certificado expirado! Uma busca no Google/VaiPatoPato ou aqui no fórum deve resolver caso achem o link inseguro

vm.swappiness = 60

1 curtida

A Swap é arquivo ou partição?

Tenta sudo swapoff -a e depois sudo swapon -a pra ver o que acontece

aq mudou nada por algum motivo, tirando o cache que aumentou 100MB

Seria bom saber, pq se for partição, pode ser que não tenha montado por algum motivo desconhecido

Partição, mas parece que montou

pena que não posso entrar meu chip precisa de recarga

Vc não tem o Telegram instalado no PC? Ele não precisa sincronizar com o celular… mas ok, quando conseguir uma wifi, aceita o convite (e instala o telegram desktop que nem precisa de dados no celular pra usar)

sim, só que precisa verificação por telefone, por isso

1 curtida

O certo é vc olhar os logs do X11.
Pode ser problemas no X, daí vc aperta CTRL+F2, F3 por ex para entrar em um tty do Linux, pode matar o X e fazer log in de novo…

Para ver os logs de uma TTY depois que o travamento ocorrer, tente:

# journalctl -b

Pode ser também o caso de vc ter instalado um driver que não é muito bom… Daí teria que rever todos os pacotes de drivers da sua placa dedicada ou/e integrada e talz…

Nossa, assim, o Cinnamon vai puxar 1/4 da RAM e isso não vai ser liberado, os efeitos vão puxar bastante dessa placa de vídeo, configura o swappiness como disseram e se possível testa o Manjaro KDE… E apesar de ser possível burlar, o DaVince Resolve não funciona com esse hardware mesmo, a limitação está principalmente nas especificações, o DaVince Resolve pede necessariamente um SSD e 8 GB de vRAM e 16 GB de RAM, e um i7 de 3 ghz, essencialmente vc conseguiu abrir por sorte mas usar ele é inviável, sugiro o kdenlive

1 curtida

É possível amenizar um pouco isso… Você pode colocar também para nós o resultado de:

cat /sys/block/sda/queue/scheduler

E você tem mais de 1 HD?

n, mas agora sim, consegui o telegram, vou entrar la

1 curtida

De qualquer forma se possível continue respondendo aqui, não uso Manjaro nem faço parte deste grupo no Telegram, e também, não necessariamente seu problema é algo exclusivo da distro.

Outra questão é que provavelmente é melhor que o problema seja desenvolvido e resolvido aqui onde outros usuários podem encontrar facilmente.

Ficou faltando informações sobre o seu scheduler, do comando:

cat /sys/block/sda/queue/scheduler
1 curtida

Mesmo trocando pro KDE ainda dá esse problema