Linus Torvalds falou sobre desenvolvimento, segurança e IA na KubeCon

No KubeCon + CloudNativeCon + Open Source Summit que aconteceu em Hong Kong, Linus Torvalds forneceu um raro vislumbre do funcionamento interno da comunidade opensource.

Torvalds abordou os desafios contínuos do desenvolvimento do sistema operacional, observando que, mesmo depois de três décadas, questões fundamentais no Linux, como o gerenciamento de memória, persistem.

“É interessante que ainda estejamos discutindo questões centrais que eu pensei que foram resolvidas há muito tempo”, disse ele, “mas novos padrões de comportamento acabam significando que ainda precisamos ajustá-las”.

Os primeiros anos do desenvolvimento do kernel também foram caóticos, com muitas pessoas e organizações envolvidas, levando Torvalds a impor regras rígidas no gerenciamento de lançamentos há cerca de uma década.

Hoje, uma das características do desenvolvimento do kernel do Linux é o seu cronograma de lançamento estruturado e confiável de nove semanas. Isso contribuiu para o sucesso do projeto e forneceu um modelo para outros projetos de código aberto seguirem.

Com cerca de 60 vulnerabilidades e exposições comuns (CVEs) emitidas pela equipe de segurança Linux por semana, enfatizou a importância de abordar vulnerabilidades rapidamente e criticou a tendência do setor de TI em demorar na correção.

Os bugs de segurança relacionados ao hardware representam um desafio particular, com os fornecedores demorando uma eternidade para corrigi-los.

Também abordou a lenta adoção da linguagem de programação Rust no kernel do Linux, devido a resistência de desenvolvedores profundamente familiarizados com a linguagem C e a instabilidade da infraestrutura da Rust.

Discutindo o potencial da inteligência artificial (IA) no desenvolvimento do kernel, comentou que, embora a IA possa gerar código em linguagens como JavaScript, ainda não se mostrou útil na identificação de padrões no código-fonte.

Quem quiser saber mais sobre a entrevista, leia o artigo original em computerweekly.

OBS1: ainda bem que ele não deu fucofi em ninguém. Além de ser extremamente deselegante, não ajuda em nada.

3 curtidas

Kkkkk RACHEI