Linha misteriosa no topo da tela

Estou utilizando o Debian GNU/Linux trixie/sid atual com o Gnome Shell 44.7. Deixei meu notebook hibernando em casa e fui viajar. Quando retornei, ao apertar o botão de ligar do notebook, ele exibiu a tela de boot inicial (bios) com uma linha misteriosa no topo da tela. Essa linha continua nas telas seguintes, até finalizar todo o boot e chegar na tela de Desktop. A linha é levemente pontilhada, não parecendo ser um problema da tela, mas sim, uma linha criada por software. Notei também que a hora do sistema foi alterada para 4 horas mais cedo, tanto na bios quanto no Debian. Reiniciei o sistema algumas vezes, atualizei os pacotes, etc e ainda não consegui remover a linha. Segue dois prints mostrando a linha. Alguém sabe dizer o que está acontecendo e como remover a linha da tela?

Geralmente é defeito de hardware do monitor

1 Defeito no chip que controla o acendimento dos leds na vertical ou horizontal.

Eu tenho dois monitores que comprei na mesma época e depois de uns 4 anos apareceu uma linha preta. Acho que a linha preta é menos problemática do que a linha branca, mas vc pode tentar deixar um vídeo para tentar recuperar o monitor.

Geralmente em no máximo duas horas resolve pra mim. É importante que o vídeo fique em tela inteira e ocupe totalmente a tela. Também use a resolução máxima com o vídeo em 60 fps.

Eu não sei exatamente como funciona, mas lembro de algum entendido falando que o chip que faz o chaveamento das linhas/colunas para o terra pode travar fechado (linha preta no monitor) ou aberto (linha branca). Com a mudança de cores alternadas pode acontecer da situação se resolver.

2 Defeito no cabo flat do monitor

Acontece em notebooks, mas geralmente ao movimentar a tampa o defeito aparece/desaparece. Se for isso só a substituição da peça (ou algum cara bom em eletrônica que seja artista pra conseguir consertar).

1 curtida

Essa linha se mantem até a tela de login ou ao chegar na tela de login some?
1 - Se sumir deve ser apenas incompatibilidade de resolução da animação de boot e a da tela.
2 - Se continua depois de logar, ou sua tela está com problemas ou o flatcable do seu note.

No caso da opção 1, vc pode testar e ver se contorna o problema configurando esses parametros no seu /etc/default/grub adequadamente a sua tela:

GRUB_TERMINAL_OUTPUT="gfxterm"
GRUB_GFXMODE=1366x768x32
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep

Lembre que após mudar esses parametros vc tem que rodar um update-grub ou sudo update-grub

1 curtida

Grato @Deleterium. Apliquei o vídeo por mais de 8 horas e o problema não foi resolvido.
Grato @Tallescg, a linha permanece mesmo depois do boot.

Um amigo meu especialista em eletrônica e informática disse:

Pode ser umidade ou stress mecânico no LCD. Não é o conector.
Linha horizontal são os flats diretos do LCD. Não é solda.

Sendo assim, minha suspeita agora é que seja problema no LCD.

Sigo nas pesquisas.

meu monitor tá desse jeito também :slightly_frowning_face:

Acredita que anteontem surgiu aqui um risco preto bem no meio da tela e não sumiu mais? Triste, o monitor tinha 6 anos de uso e volta e meia apresentava o problema e se resolvia com o vídeo. O interessante é que quando a cor é toda azul (RGB 0000FF), a linha some, mas quando altera qualquer coisa ela volta.

Enfim… desisti e comprei outro monitor ontem.