Limpar /home(separada) antes de formatar?

Olá,
Bom, depois de um tempo longe do SDA, acho q terei q voltar a ele, estava no linux mint a mais de um ano, (instalei o arch numa partição a parte por esporte), mas esses dias resolvi voltar ao ubuntu, porém não consigo gostar do gnome, não é ele, sou eu, e tentando procurar uma outra distro, resolvi voltar ao Mint mesmo.
Quando fui do mint ao ubuntu, senti q ainda tinha muita coisa q “herdou” do mint por a /home ser separada, coisas do sistema, não sobre os aplicativos,
Eu quero instalar o mint “limpo”, porém ser formatar o /home, não tenho disco externo aonde salvar meus arquivos.
como posso prosseguir ?

Pode tentar criar uma partição nova (FAT32 por exemplo com 50GB) e guardar lá os ficheiros

1 curtida

Ue se vai formatar o / e deixar o /home sem mexer a /home esta separada né é isso mesmo.
Ai depois de formatar e instalar o mint no / a home do mint vai estar em /home e a separada vai estar em um disco separado que já não é mais home.
Então você deleta a /home do mint (ou renomeie da em nada) e cria um link simbólico para a pasta do usuário separada.
Isso fara que o sistema entenda o link simbólico como a pasta do usuário.
Você pode ate criar um link simbólico para o disco colocando o nome do link como home.
Tem uma outra forma que á a mais usada que é editando o /etc/fstab.

Ele quer formatar:

Acho que aquele “r” não era para estar lá

1 curtida

Se você quer uma instalação limpa, sem as configurações já feitas remover o diretório .config e .cache já é um bom começo, caso deseje manter alguma configuração de um aplicativo específico ao invés de remover .config e .cache você vai ter que remover tudo manualmente, eu costumo periodicamente pelo gerenciador de arquivos mostrar os arquivos ocultos e ver o que sobrou na partição pessoal pois alguns programas ainda colocam arquivos direto na pasta pessoal sem respeitar o .config.

Uma solução mais radical seria essa, zerar tudo, no nemo ou no nautilus CTRL+S (selecionar padrões) no diretório pessoal.

Captura de tela de 2020-04-14 12-12-58

Issó seria o equivalente ao executar um rm -rf .* em seu diretório pessoal pelo terminal para eliminar todos arquivos ocultos, as pastas normais não serão afetadas.

Espero que tenha ajudado, fui!!!

5 curtidas

Quando vou trocar de distro eu renomeio a pasta do meu usuário pelo LiveCD mesmo, antes de começar a instalação. Assim ele vai criar um novo diretório pro meu usuário e a instalação fica “limpa”. Depois eu vou na pasta antiga e resgato alguns arquivos que eu queira manter e a apago em seguida.

1 curtida

O metodo do @anon58028541 é valido nesta questão, eu mesmo faço muito isso com o Arch Linux, fico saltando entre KDE, GNOME, BUDGIE, etc. E todos eles, mesmo após remover a interface com pacman -Rsn, permanece arquivos residuais ocultos na home do usuário.

E, alguns deles geram efeitos em outras interfaces, por exemplo notei que o Gnome afeta algumas configurações do Budgie e Cinnamon se, não remover os arquivos residuais do mesmo.

É algo tão simples de se fazer mas, muitos escolhem re-instalar o sistem todo. :no_mouth:

Breve observação, quem for instalar o KDE Plasma, essa interface e seus apps, criam um monte de arquivos residuais ocultos.

Espero ter ajudado, até mais!

2 curtidas

Mais pó a home só guarda configuração de usuário pó usuário sistema usuário sistema da para entender a diferença?
Se você quer criar um usuário limpo cria com o comando adduser agora se você quer fazer uma instalação limpa o que o sistema tem a ver com configuração de usuário? nada a ver !

Vlw pela dica, e sobre apagar manualmente, vou fazer o contrario, salvar manualmente alguns do .config, do firefox e outros programas ja configurados,

2 curtidas

Olá, o caminho /home a principio é para armazenar dados de usuários mas, algumas configurações na pasta do usuário podem alterar o comportamento de aplicações do sistema, um exemplo simples seria: os arquivos /home/*/.*rc referentes ao interpretador shell.

Sua afirmação está equivocada, pelo fato da /home fazer parte da estrutura de diretórios do sistema, Uma forma de /home não ter “nada a ver” com o sistema seria se, você utiliza-se um sistema com uma estrutura de diretórios diferente, mas, não é o caso deste post.

Se tratando de estruturação em camadas, apesar de serem separadas por funções relativas ao comportamento de cada camada, ainda assim fazem parte do todo o “sistema”.

E porque não criar um usuário novo com adduser? Pelo fato que, aparentemente não está claro, ele não quer perder os dados do usuário dele, que estão na /home mas, sim apenas alguns referentes a instalações prévies de interfaces e aplicações que ele não utilizará mais, e que poderão aterar o comportamento do novo sistema.

Espero que tenha ajudado, até mais!

2 curtidas

Eu achava que cada usuário Linux tem a sua própria configuração na home me enganei então as configuração da home afeta o sistema já que afeta o sistema todos os usuários são afetado pela configuração de um usuário qualquer as configuração do sistema fica em /etc/ pó.
Tudo que tem na pasta do usuário só afeta o usuário.
LinuxOS não é Windows de novo LinuxOS não é Windows.
As configuração em /etc/ afeta o comportamento do sistema.
home afeta comportamento do usuário.

1 curtida

Desculpe mas, nenhum momento afirmei que os usuário não possuem suas próprias configurações. O que eu expliquei é que, Alguns arquivos na pasta do usuário podem alterar o comportamento do sistema. Mas, se não fui claro sobre isso me desculpe, o erro foi meu. Tentarei explicar melhor:

Alterar o /home/usuarioum/.zshrc do usuarioum, não irá mudar o comportamento para todos os usuários ou do /root e sim para o usuarioum. Mas, o usuário um ainda faz parte do sistema e os arquivos de cada usuário ainda são interpretados pelo sistema, por isso pode se dizer que, alterar os arquivos do usuarioum está alterando o comportamento do sistema, mesmo, que a nivel de usuário. Lembra um pouco as questões de provas de universidades é meio confuso mas, com o tempo e estudo você entende…

Mudanças globais e mudanças a nivel de usuário ainda estão dentro do sistema. Se você entende isto espero que agora consiga compreender o que quis dizer.

E em nenhum momento afirmei que o Linux é o mesmo que Windows. Visto que Linux é um kernel (Nucleo de um sistema) e o Microsoft Windows é um sistema operacional “completo”.

Sim, de uma forma você está certo mas, Porque criar um usuário novo sendo que, só são alguns arquivos em .cache e .config que precisam ser excluídos?

Imagina ter diversos arquivos grandes que não quer ou não pode excluir… Passar tudo para a pasta do novo usuário seria muito trabalhoso, mais que excluir umas configurações e cache’s. Mas, também entendo que criar um usuário novo, em alguns casos, pode ser melhor do que achar e excluir configurações e caches residuais. Mas, o @M.Mazur já achou a forma que serve para o ambiente dele, agora é esperar e torcer para que de tudo certo. :+1:

Espero que tenha te ajudado, até!

1 curtida

por isso pode se dizer que, alterar os arquivos do usuarioum está alterando o comportamento do sistema, mesmo, que a nivel de usuário.
A nível de usuário eu não acharia uma colocação melhor agora esta tudo esclarecido para quem vier pesquisar neste tópico.
Agora porque você escreveu usuarioum é latim o que é isso? não pode ser erro de escrita você repetiu varias vezes ou você só copio errado e colo?

1 curtida

Foi apenas uma junção entre usuario e o um :sweat_smile:. Não estudei muito latim para saber se é assim mesmo ou “uzor/usor”, mas toda via pelo menos consegui explicar melhor. :+1:

Simples: Na hora de formatar vc marca pra formatar somente a partição (/) e na (/home) vc só define o ponto de montagem como (/home) e deixa desmarcado a opção de formatar.

1 curtida

A dica que enviei é para economizar tempo, é mais fácil apagar alguns MBs de configuração do que copiar/mover alguns GBs, nada impede de você criar um novo usuário com configurações limpas, mas é muito mais trabalhoso mover os arquivos “no meu caso 127GB”, verificar permissões além do UID/GID que provavelmente vão ser 1001 ou 1002.

Não sou adepto de reinstalar distro, tenho meu $HOME em outra partição pois me é mais conveniente, não tenho que criar links ou utilizar diretórios diferentes que os padrões XDG¹, Documentos, Download, Imagens, Músicas etc…
XDG¹=X Desktop Group esse era o nome do projeto freedesktop no início, programas que seguem essa especificação colocam as coisas no local correto, e por isso temos uma boa estrutura de diretórios na pasta pessoal, porém até hoje tem pessoas que mandam colocar temas em .themes e ícones em .icons, sendo que o correto é colocar em .local/share/.

Tendo essa noção de como seu $HOME é organizado dificilmente você vai reinstalar o sistema por um erro na sua pasta pessoal.

4 curtidas