Boa noite.
Pessoal, existe alguma maneira de limitar permanentemente o uso da CPU um programa?
Estou usando o CPU limite mas tem que rodar o código toda vez…
Existe uma versão GUI para o cpulimit?
Ou outro programa?
Boa noite.
Pessoal, existe alguma maneira de limitar permanentemente o uso da CPU um programa?
Estou usando o CPU limite mas tem que rodar o código toda vez…
Existe uma versão GUI para o cpulimit?
Ou outro programa?
Estou aqui com o google chrome bebendo a CPU…
Principalmente o processo “chrome --type=renderer”
E com varios processos ativos, o que dificulta até para limitar ele com o cpulimit…
E quando tempo limitar ele pelo nome ou dando o caminho da pasta para o cpulimit, ele não encontra…
Diz “Warning: no target process found. Waiting for it…”
Já consegui resolver!
Bom dia.
Como você conseguiu resolver?
Coloque aqui para caso alguém precisar.
Eu trocaria de navegador. Um Firefox, Chromium, Brave, Librewolf… Corra de Chrome, Opera, Opera “Gamer”, Edge
Eles vão consumir menos uso de CPU, não interferindo na sua experiencia de navegação por conta de limitar a CPU
O problema estava ocorrendo apenas em executar vídeos, nos demais sites o consumo estava normal.
O chrome estava usando de 15% a 30% quando rodando vídeos… (Quando o vídeo em tela! Com o vídeo rodando com aba minimizada o consumo é normalizado para 2%)
Mas realmente é um problema apenas do chrome!
No firefox rodando videos o consumo foi de apenas 5-7% da cpu.
Boa tarde.
Tudo o que fiz foi reduzir o número de extensões ativas e limitar o uso delas para que fiquem ativas apenas nos sites onde realmente as utilizo. Outras, que uso raramente, configurei para ativar apenas ao clicar.
Assim, o consumo caiu para 10%.
Tenho certeza de que é possível resolver isso pelo “chrome://flags”, mas aí já é para quem entende, e eu não entendo nada
O real problema aqui não é o Chrome.
Meu PC antigo deu problema, e comprei este atual apenas para não ficar atrasado na faculdade. O processador dele é antigo…
Com vários processos rodando ao mesmo tempo, a CPU chegava a 100% e o PC desligava. Consegui contornar isso com o cpupowergui (embora eu não tenha certeza se ele realmente funciona assim, mas desde que comecei a usá-lo, o problema parou), para que o PC nunca use 100% do processamento e não desligue.
No entanto, gostaria de aplicar esse controle apenas em programas específicos, e não em todo o sistema. O que estava causando o desligamento eram múltiplos vídeos rodando no Chrome, emuladores (Android Studio, mas apenas quando eu usava outros programas “gráficos” junto dele. Com Waydroid, Genymotion, Bottles eu não tive problemas), e o Proton da Steam.
Com jogos nativos da Steam para Linux, não tive problemas. Pelo que entendi, isso ocorre porque o Proton precisa ficar convertendo os jogos, algo que não é necessário para os que já estão otimizados para Linux.
Não gostei muito do cpulimit embora ele ajude muito em todo esse processo!
Pois ele faz as aplicações travarem.
Gosto do Chrome por conta da sincronização com o Google, que uso bastante. Se o problema voltar, o jeito será migrar para outro navegador e configurar para que ele passe os dados para o Chrome periodicamente.
Sou novo no linux, ainda estou conhecendo as ferramentas…
Aceito dicas e sugestões
No Linux, tudo que é baseado em Chromium (isso inclui aplicativos Electron também, tais como o Discord e o Stremio) usa a CPU para decodificar e codificar vídeos, sendo que o correto é usar a GPU para essa tarefa.
O Firefox tem decodificação de vídeo por GPU ativada por padrão para quem usa Intel. Também há suporte para quem usa AMD, mas nesse caso a pessoa precisa ativar uma flag, se não estou enganado. A quem usa NVIDIA resta o choro e mais nada kkkkkkk.
Não sei se você usa players de vídeo, mas de antemão lhe direi para você também ter cuidado com eles, pois eles também podem estar usando a CPU para decodificar os vídeos.
Infelizmente o Linux é uma bagunça no que se refere ao uso de GPU para vídeos.
Lembro que já usei o cpulimit, mas é um código bem antigo. Atualmente o jeito “correto” é usar cgroups e definir grupos para processos com limitação de recursos. Claro que é bem poderoso mas também precisa estudar pra fazer funcionar.