Ligar Ubuntu Server pela Rede Local via Wake On Lan (WOL)

Olá pessoal!
Como diz no título, a ideia é ligar um servidor em rede local rodando Ubuntu Server a partir da máquina cliente, no meu caso, Arch Linux.
Pesquisei a respeito e vi alguns conteúdos antigos usando outras distros e até Windows, mas não encontrei nada com o Arch além da própria Arch Wiki. Eu sei que o lugar exato para procurar soluções para a distro é lá, mas achei um tanto complicado, porque lá sugere diversas possibilidades, que as vezes tem links para outras com mais um diversidade de possibilidades. E eu até tentei algumas mas não obtive sucesso. É exatamente por isso que gostaria de pedir ajuda da galera mais experiente.
Por favor, não me achem preguiçoso e nem pensem que estou querendo mamão com açúcar, pois li bastante, mas não encontrei como ligar todos os pontos.
De repente, pode ser algo bem simples para alguns, mas não tão simples assim para outros, como no meu caso.

Agradeço a paciência e compreensão…
Forte abraço! :v:t2: :grin:

1 curtida

Já consegui. Caso alguém venha a ter interesse, basta avisar que posto aqui como fiz.

Nildo, claro, compartilhe, assim o seu tópico fica mais valoroso :slight_smile:

1 curtida

Beleza @Dio!
Aí vai…

Bom, pesquisei bastante e juntei conteúdo de diversas fontes. Então, pode ter coisa desnecessária ou que possa ser modificada para tornar mais útil. Também não sei se conseguirei ser claro sobre cada detalhe, no que faltar ou precisar ser corrigido, fiquem a vontade para colaborar! Inclusive, @Dio, acredito que olhando o passo a passo você vai entender bem melhor do que eu (RSRSRSRS) e possa explicar melhor para nós! :grin: :grin:

#No Ubuntu Server::::::::::::::::::::::::::::::::

sudo apt install ethtool wakeonlan -y
ip a

No retorno do ip a você verá o nome e o MAC da interface de rede que está usando no seu Ubuntu Server. O nome da interface já será usado em seguida, o MAC só mais na frente.

Use seu editor de texto para criar o seguinte arquivo:

sudo vim /etc/network/if-up.d/wol_fix.sh

*************Defina:

#!/bin/sh
/sbin/ethtool -s NOMEDAINTERFACE wol g

*************Salvar e sair

Defina o modo de permissão +x para o arquivo:

sudo chmod +x /etc/network/if-up.d/wol_fix.sh

Nas pesquisas que fiz, o pessoas se deparava com o problema de que a configuração feita anteriormente ser desabilitada após o PC ser desligado ou reiniciado. Então, para evitar isso já antecipei a solução. Você pode tentar pular esta parte e ver aí. Eu quis prevenir, se também quiser, novamente use seu editor de texto para criar o seguinte arquivo:

sudo vim /etc/systemd/system/wol_fix.service

*************Defina

[Unit]
Description=Fix para que o WakeOnLAN não seja desabilitado após o Servidor ser reiniciado

[Service]
ExecStart=/etc/network/if-up.d/wol_fix.sh
Type=oneshot
RemainAfterExit=yes

[Install]
WantedBy=multi-user.target

*************Salvar e sair

Agora, é só recarregar o daemon, definir o “wol_fix.service” para iniciar junto com o sistema e depois reiniciar o Ubuntu Server.

sudo systemctl daemon-reload
sudo systemctl enable wol_fix.service
reboot

No servidor, tudo certo!

Para ligar via outro linux na rede (Não estou usando Windows no momento, por isso não procurei ainda ver como seria para ligar através dele.):
Instalar o wol na sua máquina cliente. Se usar arch, como eu:

sudo pacman -S wol -y

Se for Ubuntu

sudo apt install wol -y

Outra distro, você instala aí… :laughing:
Depois de instalado, para ligar, basta digitar o seguinte comando em seu terminal com o MAC do servidor:

wol 00:00:00:00:00:00

Para ligar via Smartphone você pode:

  1. Instalar o Termux, para usar terminal no Android. No canal do Diolinux já tem vídeo sobre ele:

Depois de instalado, é só seguir os passos “Para ligar via outro linux”

  1. Baixar um app para excutar o Wake On Lan de forma ainda mais intuítiva.
    Para testar, baixei este aqui:

Mas qualquer um similar a ele deve servir. Ele é bem simples de usar, basta clicar no “+” para adicionar servidor, atualizar a lista para ver os dispositivos em rede e adicionar seu servidor à lista de “salvos” do app. Para ligar, basta um único clique no servidor da sua lista.

Bom, é isso!
Espero que posso realmente ser util pra mais alguém.

5 curtidas

Show brother, muito obrigado! :slight_smile:

1 curtida

Valeu! :v:t2: :grin: