Boa Tarde, eu tenho um notebook Avell, com placa de vídeo Geforce GTX 1050 Ti Mobile, e usava Windows 10 tranquilo. Porém, decidi migrar para linux mint, e desde o início ja tive muitos problemas pois o sistema nem iniciava, então eu encontrei um artigo no blog do Diolinux que fala para configurar a instrução de inicialização parametrizando o nouveau.modeset=0, e com isso consegui ao menos entrar no desktop. Entretanto, eu tenho um monitor ligado ao notebook pela porta HDMI, que funcionava normalmente no windows 10, porém no linux Mint ele não é detectado… Alguém sabe o que é necessário fazer para estender a tela para o segundo monitor?
Att,
1 curtida
Olá, me perdoe, desconheço o Mint mas compartilho como faço aqui, quem sabe ajude.
Clique direito do mouse na área de trabalho > Configurações de exibição:
Na janela que se abre basta escolher entre as opções Juntar as telas/Espelhar/Tela única e Aplicar:
1 curtida
Olá! Obrigado pela resposta! Qual é a distro que você está usando? Debian?
EDIT 1:
Eu tentei o Debian, e para mim não aparece o segundo monitor… 
Eita. Bastou plugar aqui o monitor e as opções apareceram. Será que não seria driver ou algo assim?
O Seu notebook também é Avell?
Chegou a instalar o driver proprietário no Linux mint? Não adianta trocar a distribuição se o problema ta em outro lugar
Bom dia,
Mesmo problema aqui no Ubuntu 20. Parece que ele não reconhece a HDMI, no entanto, como tenho dual boot, consigo rodar normalmente no Windows.
Curioso é que rodando …
dmesg -w
Desconecto e conecto o cabo e nenhum sinal. Dá impressão que a saida HDMI está desligada
Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo?
Abcs,
Fernando Gomes