Licenças windows 10 oem

Olá, boa noite!
Vejo diversos “produtores de conteúdo” no yt divulgarem sites que vendem licenças do Windows; estas lics são OEM (ligam-se diretas ao hardware).
Minhas dúvidas são: alguém aqui já comprou? qual a experiência? vale a pena? se sim, indicam algum site?

Se for comprar, não compre oem…

Normalmente oem é para instalações de fábricas ligadas ao hardware… Se modificar bastante o hardware perde o Windows.

1 Curtida

Licenças OEM (Original Equipment Manufacture), como o próprio nome diz, não podem ser vendidas separadas do hardware.
São licenças vendidas pela MS à fabricantes para serem incluídas em equipamentos novos.
Não existe licença OEM sem equipamento.
Pelo menos, não legalmente.

2 Curtidas

Entendo ser ilegal, mas, para usuários finais a lic OEM afetaria em qual sentido? fora a ilegalidade em si e o risco desta ser invalidada?
Quanto a ela está atrelada ao hardware (placa-mãe), não sei se existiria um usuário que trocaria placa mãe de notebook para upgrade kkk.

Não compensa arriscar nessas licenças OEMs que ““vendem”” por ai. Se vc precisa tanto de uma licença Windows 10, veja se o equipamento veio com o “selinho” do Windows 7 ou se o mesmo veio com o Windows 8/8.1, pois eles podem ser migrados para o Windows 10 de forma legal e gratuita.

2 Curtidas

Toda licença OEM vendida diretamente ao consumidor final é ilegal, conforme descrito neste tópico: A verdade sobre o "mercado cinza" - Windows por menos de R$ 100? - Recomendações de serviços e lojas - Clube do Hardware

Esses produtores de conteúdo ou:
1) Desconhecem o fato;
2) São mal intencionados, porque foram pagos para divulgar isso;
3) Sabem da ilegalidade e não ligam;
4) Todas as opções acima.

A Microsoft não persegue isso daí em massa porque quer atrair o maior número de usuários para o Windows 10 a curto prazo. Ao invés de adquirir essas licenças, melhor simplesmente usar o sistema sem ativar. Não compromete o uso e, dessa forma, você não vai estar enviando dinheiro para golpistas.

Se o equipamento em questão é um notebook, então provavelmente tem uma licença do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 colada na parte inferior ou registrada na BIOS. Durante a instalação do Windows 10, se você inserir essa licença, o sistema será ativado (no caso da BIOS, é automático)… A Microsoft não retirou essa funcionalidade, conforme já comentado pelo @CanalOCaraDoTI.

3 Curtidas

Eu instalei o Windows 10 esses dias no meu computador sem sequer saber que eu já tinha uma licença OEM no meu notebook. Eu achei esquisito que não apareceu a opção de inserir uma serial key na hora da instalação, e que depois de instalar não apareceu a marca d’agua, aí só depois de um tempo que eu entendi que meu computador já tinha uma dessas licenças. No meu caso essa licença OEM me poupou da “encheção de saco” que é comprar uma daquelas keys de 20 reais do mercado livre e torcer pra funcionar.