Licenças Open Source para desenvolver Software Qt

Estou desenvolvendo um software em Qt (GitHub - silash35/qpdftools: Qpdf Tools is an easy-to-use Qt interface for Ghostscript and QPDF) e queria colocar como licença a The Unlicense (https://unlicense.org/), que é extremamente permissiva. A licença ideal pra mim e mais compatível com meus ideais.
O Problema é que eu não sei se eu posso fazer isso. Já dei uma olhada no site do Qt e não entendi o que é permitido e o que não é permitido.

1 curtida

Acho que sim, eu posso.
Achei esse projeto GitHub - wimleers/sudoku: Fancy, feature-complete, cross-platform Sudoku app written in C++/Qt. Includes build+packaging scripts for Windows, Mac OS X and Linux. Originally written for a course at Hasselt University in Belgium, by https://wimleers.com and http://www.gooz.tk. que é escrito em Qt e tem a Unlisense como lisença.

2 curtidas

Uma pergunta que não é da minha conta, por que essa licença ao invés da MIT?

1 curtida

Muito boa pergunta! Dê uma lida nesse artigo : https://rothbardbrasil.com/o-argumento-libertario-contra-direitos-de-propriedade-intelectual/

Propriedade intelectual não é um direito natural. Então, eticamente falando, eu não posso limitar o que as pessoas podem fazer com o meu código. Porque código não é algo escasso, qualquer um pode fazer um fork facilmente.
Mas atenção, o fato de propriedade intelectual não existir não impede que software proprietário exista, basta que o desenvolvedor mantenha o código fechado (Em segredo). Assim só ele vai poder mexer, editar e etc.

Qualquer duvida pode me falar, esse assunto é algo bem extenso e confuso pra quem ouve pela primeira vez. Pesquise sobre o assunto e leia mais artigos so site que eu te indiquei, é bem interessante.

1 curtida