Licença para uso comercial QT e GTK

Sei que ainda estou bastante longe, mas já é bom ter uma noção no começo.

Se eu fizer um software e utilizar o GTK ou QT para fazer uma interface gráfica e depois se eu quiser vender esse software, eu tenho que pagar alguma licença ?

1 curtida

O GTK está sob a LGPL e não possui nenhum esquema de licenciamento comercial. Logo, o uso do mesmo em aplicativos fechados só é possível caso o GTK e o seu programa estejam vinculados dinamicamente – ou seja, o GTK seja uma DLL/.so isolada e seu programa o carregue a partir dela.

Já no Qt, há partes GPL e partes LGPL, e tem o esquema de licenciamento comercial. Se usar apenas as partes LGPL, pode utilizar do mesmo jeito que o GTK caso não queira pagar. Nas partes GPL, aí só engrossando os cofres da Qt Company. Além do mais, a licença comercial permite vinculação estática (ou seja, embutir o Qt de modo indissociável dentro do executável), o que nem a GPL nem a LGPL permitem para apps fechados.

Recomendo ler o FAQ da (L)GPL para ter um ideia de se vai ser possível usar GTK/será necessário pagar pelo Qt. Diferente de mim, o autor do FAQ consultou um advogado antes de fazer a explicação.

(Esquemas como AppImages permitem “contornar” a LGPL embutindo uma biblioteca GTK/Qt dinâmica e seu app fechado num pacote comprimido: você tecnicamente os separou, mas o usuário recebe um único pacote. Porém, você ainda deve disponibilizar o código da versão deles usada no app, especialmente se foi você quem compilou).

OBS: é possível vender software livre, como o Simple Mobile Tools e o Krita fazem. Claro que usuários e distribuições podem simplesmente compilar seu programa do código e distribuírem de graça, fazendo uma forma de “pirataria dentro da lei”, mas é uma maneira de ter certeza que não está violando nenhuma licença e pelo menos algumas pessoas, ou por preguiça de compilar, ou por ética, vão comprar o original.

3 curtidas