LibreOffice não reconhece a fonte lm roman

Instalei recentemente o UBUNTU 20.04 e a versão 7.0.2.2 do LibreOffice não está reconhecendo a fonte “lm roman xx”. Utilizo esta fonte em diversos arquivos por razões de compatibilidade com o Latex. Agora não consigo editar os arquivos pois como a fonte não é reconhecida a formatação é alterada.

A fonte está instalada e eu a utilizo no Texmaker (por exemplo). Eu identifiquei a fonte na pasta
/usr/share/texmf/fonts/opentype/public/lm/

Alguém sabe como fazer o LibreOffice reconhecer a fonte?
Desde já agradeço.

Melhor maneira é copiar os .OTF para /usr/share/fonts (com sudo/admistrador, para todos os aplicativos do sistema terem acesso) ou /home/seuusuario/.local/share/fonts (para aplicativos rodados na sua conta - deve ser o suficiente para o seu caso).

O fato de o TeX colocar as fonts em /usr/share/texmf em vez de /usr/share/fonts (que é a pasta padrão) é justamente o motivo pelo qual a fonte não é detectada por nenhum outro programa.

1 curtida

Veja se vc instalou as fontes da Microsoft

@axel as fontes foram instaladas junto do pacote Ubuntu Restricted Extras. Mas mesmo assim não funciona.

Faça o que o colega Capezotte sugeriu, é o melhor modo na minha opinião.

Eu inclusive fiz um tutorial sobre como instalar fontes no Linux, aqui o link, o foco foi para as fontes do Windows, mas isso vale para literalmente qualquer fonte.