Libreoffice não converte para PDF

Pior que prestando atenção ali na versão diz qt5.

Isso mesmo. Aconselho remover todos os pacotes de você instalou manualmente e baixar o Libreoffice via APT, depois remover o pacote libreoffice-qt5.
Em vez de qt5 vai ficar gtk3.

Não sei se o pacote libobasis6.4-kde-integration do site oficial do libreoffice é equivalente ao libreoffice-qt5. Talves você removendo só ele funcione normal, apesar que aconselho o via APT.

Sobre a quantidades de arquivos está normal…

O próprio sistema diz para passar o autoremove pois os pacotes não estão sendo mais utilizados

Na pasta não encontrei na com “QT5” 'achei libobasis6.4-kde-integration_6.4.4.2-2_amd64

Execute

sudo apt autoremove

Depois remova o pacote citado pelo @ailtonbsj

Isso porque esse pacote é a versão do site oficial, acredito que removendo ele deva funcionar.

Isso não seria para desinstalar o Libre do meu PC|? ou somente para retirar a interface QT?

AiltonBsj

então eu devo dar esse comando|?

sudo apt autoremove libobasis6.4-kde-integration_6.4.4.2-2_amd64

aTT

É só

sudo apt autoremove

Depois

sudo apt remove pacotefalado


desculpe não tenho muita experiencia com Linux

sem problema…

S para remover

os pacotes nào estão sendo mais utilizados

veja aqui

Fiz mais alguns testes aqui:

Para remover a integração com Qt do Libreoffice do site ou APT:

sudo apt remove --purge libobasis6.4-kde-integration
sudo apt remove --purge libreoffice-qt5

Essa operação acima faz o Libreoffice usar o GTK+ como VCL. Se não gostar você pode remover a integração do GTK+, tanto do site ou APT:

sudo apt remove --purge libobasis6.4-gnome-integration
sudo apt remove --purge libreoffice-gtk3

Fazendo isso você vai usar o X11 como VCL (vai parecer um windows 95), não sei se com X11 ficará mais rápido (talves, porque o GTK+ 3 é meio pesado).

Meu conselho pra você que tá usando Lubuntu 20.04 LTS é:

Remover o libreoffice instalado manualmente:

sudo apt remove --purge libobasis6.4-core libobasis6.4-ooofonts libreoffice6.4-debian-menus libreoffice6.4-ure

Instala-lo via APT:

sudo apt install libreoffice

Remover o pacote bugado:

sudo apt remove --purge libreoffice-qt5

Não encontrei nenhum problema até agora com ele assim.

2 curtidas

Já tentou outros programas, como o onlyOFFICE? Aqui tá de boas.

Ailton,

Fiz a remoção.

Ficou assim.

A função do PDF funcionou, essa interface ta excelente.

1 curtida

Bom dia.

Vi que o problema do Douglas já está resolvido, mas fiquei curioso e resolvi testar por aqui. ─ Tenho 7 distros instaladas em dualboot, algumas rolling-release (openSUSE, Arch, Debian testing, PCLinuxOS) e outras de versão fixa (Fedora, KDE Neon, Mageia).

No momento, estou usando o Arch, atualizado até 2 dias atrás, por isso foi o que testei por enquanto.

CTRL-P para impressão ─ coisa que nunca uso ─ realmente falhou; mas não gerou nenhum arquivo PDF.

Fingiu que estava imprimindo (571 páginas), mas no final mostrou aviso de que “could not start printer - Check your printer configuration”.

Export as PDF ─ opção que sempre uso ─ funcionou sem problemas.

LibreOffice:

Version: 6.4.4.2
Build ID: 6.4.4-1
CPU threads: 6; OS: Linux 5.6; UI render: default; VCL: kf5;
Locale: en-GB (en_GB.UTF-8); UI-Language: en-US
Calc: threaded

Sistema:

KDE Plasma Version: 5.18.5
KDE Frameworks Version: 5.70.0
Qt Version: 5.14.2
Kernel Version: 5.6.14-arch1-1

Se alguém tiver interesse, posso fazer outros testes ─ em especial com o KDE Neon (ainda Buntu 18.04) ─ mas desde já posso adiantar que nunca tive problemas com a opção Export as PDF.

Em tempo: - Há séculos não tenho impressora, e sempre que possível instalo as distros sem serviços de impressão (ou removo, depois). ─ Por outro lado, sempre me asseguro de que KDE Plasma Integration tenha sido instalado, caso contrário instalo manualmente.

1 curtida

Retomando o problema: aqui tbm não rola, no máximo vai uma linha e só. Uso Manjaro e a versão é a 6.3.6.2 (ainda não veio a atualização pra 7). Tive que fazer online. E como é Gnome, roda em GTK e não Qt…

Olá,

Muito obrigado, comigo a remoção do pacote indicado resolveu perfeitamente.

Consegui converter para PDF sem erro algum.

Utilizo o lubuntu 20.04 lts e o Libre Office Versão: 6.4.6.2.

Grato,
Fabricio

2 curtidas

Até agora não corrigiram. Hoje, fiz um slide no Impress e ao impimir, a folha sai em branco. Ao exportar para PDF, também fica tudo em branco. Algumas vezes a interface do Impress fica toda apagada e os ícones só aparecem após passar o mouse por cima…