Olá, bom dia!
Com a instalação padrão do Ubuntu 18.04 veio o libreoffice 6.0.7.3, até então eu usava a versão 5. no 16.04.
Ocorre que a função “colunas” do writer não está no menu formatar (segue o print), já tentei encontrá-la em outros menus e sub-menus, atualizar e reinstalar o Libreoffice mas sem sucesso.
Alguém sabe onde posso encontrar/habilitar essa função?
Aproveitando o tópico, ainda sobre o Libreoffice, a função “aplicar a todos”, quando se coloca um plano de fundo no Impress (que existia no 5.), também está ausente. Para poder manter o mesmo plano de fundo preciso ficar copiando e colando um slide sem conteúdo.
Alguém sabe onde habilito essa função?
Acabei de baixar essa mesma versão (6.0.7) para confirmar e de fato não tem Colunas no menu formatar. No entanto, pode-se acessar a mesma funcionalidade indo em Formatar > Página. Na janela que abrir, clique em Colunas. (Desculpa pelos prints em inglês, é que não achei as traduções para essa versão)
@Capezotte
Olá! Boa noite!
Obrigado pela ajuda mas ainda há um problema, na versão antiga era possível colocar cada parágrafo em coluna, independentemente dos demais, nesse modo que você encontrou só existe a opção de colocar a página inteira em duas ou mais colunas. O que eu necessito era que fizesse como na versão 5.
Vou subir dois prints, o primeiro que eu tirei agora, quando tentei colocar apenas o parágrafo “BBBBBB” em coluna, e o segundo de uma formatação de coluna que fiz um tempo atrás, nas questões 04 e 05.
Quando eu adiciono colunas nos meus documentos .odt, eu o faço é via Seções.
Vá em Inserir e então Seção… (se quiseres, podes fazer isso com o parágrafo a ser dividido em colunas já selecionado).
Não sei como é em versões anteriores, mas no LibreOffice 6.3.4 a opção “Colunas” (Formatar → Colunas) aplica as colunas diretamente no estilo da página, de forma que o documento todo (caso este só tenha 1 estilo de página) será dividido em colunas.