Pessoal, por acaso, alguém já conseguiu assinar pdfs com certificado digital no Libreoffice? Caso positivo, poderiam dar uma força, pois já tentei vários tutoriais e não consegui.
Que distro vc está usando ?
Eu já consegui, mas foi preciso instalar o libreoffice mais recente, direito do site. O que veio com a distro, no meu caso Mint 19.3, nāo funcionava de jeito nenhum. Versões em flatpak e snap também nāo funcionam pra isso.
Eu utilizo o Zorin, BigLinux, Manjaro, PopOS e Ubuntu-Budgie.
Como vc fez, teria como mencionar o passo-a-passo.
Como disse. Primeiramente removi o libreoffice que vem instaldo no sistema:
sudo apt-get remove --purge libreoffice*
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoremove
Depois fui a o site do Libreoffice e baixei a versão mais recente:
https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/
Ao baixar o arquivo vc extrai a para algum local, dento da pasta Debs se não me engano vc abre o terminal e digital sudo dpkg -i *.deb, pra fazer a instalação de todos os arquivos. O mesmo precisa ser feito com a tradução PT_BR se pretende utiliza-lá.
Depois instalei as dependências:
sudo apt install libengine-pkcs11-openssl libp11-3 libpcsc-perl libccid libpcsclite1 pcscd pcsc-tools libasedrive-usb opensc libssl1.0.0 openssl libopensc-openssl
A seguir adicionei meu usuário ao grupo scard:
sudo addgroup scard
sudo adduser “seu-usuário” scard
Depois instalei o “driver” do meu certificado digital, no meu caso meu certificado é um A3, tenho um token digital físico. Instalei o Safesign que é o compatível com o meu token.
Depois fiz a configuração no Firefox, que é necessária para que o Libreoffice possa realizar a assinatura do documento. Você vai no menu preferências e em privacidade e seguranção ao final na página de configuração vc vai ter a opção de ver certificados e dispositivos de segurança. Clica em dispositivos de segurança:
Depois vai abri uma janela, vc vai na opção carregar:
E por fim você vai colocar um nome para o módulo, no meu caso coloquei “VALID” e o caminho para o módulo de carregamento do seu certificado, no meu caso, pro meu dispositivo era /usr/lib/libaetpkss.so:
Agora basta clicar na opção ver certificado:
Vai pedir a senha, basta colocá-la. Depois é so ir no Libreoffice e tentar assinar algum documento.
Infelizmente, não consegui ainda.
É por isso que eu canso desse linux! caramba… tudo tem uma série de complicações pra conseguir resolver. Impossivel assinal uma porcaria de documento porque o programa que vem com a instalação não funciona. Falta a dependencia x. falta a dependencia z. falta a rebimboca da parafuseta do comando no terminal. Deus me livre… queria muito continuar usando o linux, mas sinceramente, perder horas, dias e muitas vezes ter que resolver os problemas com outro computador é o que da vontade de jogar essa porcaria no lixo e voltar pra ■■■■■ do windows. desculpem o desabafo. mas já estou ha horas buscando a solução pra esse problema e nada funciona.
Discordo completamente deste tipo de comentário.
Infelizmente, certificados digitais são um PORRE em qualquer ambiente, um pouco menos pior no Windows, porque foram “feitos para funcionar nele”.
Digo isto com experiência de tentar auxiliar o pessoal em assinatura com Mac OS X. E no Linux é infinitamente melhor pelo simples fato de que pelo menos você tem controle do ambiente, vê o que está acontecendo, e quando resolve, dá aquele orgulho da p… e manda o fabricante que não fez driver para aquele lugar.
Quando fiz meus certificados funcionar, pessoalmente, foi uma experiência incrível de entender como funcionavam dependências. Dali para frente simplificou TANTA coisa na minha vida que compensou o tempo “perdido” no certificado.
Blz… vamos lá tentar ajudar quem passar por essa mesma dificuldade. Afinal é isso me me faz continuar firme nesta comunidade de software livre e superar os desafios apesar de muitas vezes ter vontade de quebrar o computador.
Resolvi o problema e consegui assinar os documentos utilizando um software chamado Assinador Serpro. Pelo que vi é um software do governo que funcionou tranquilamente no meu Ubuntu 20.04. Tem pra outras distros tb.
Baixei o .deb através deste link: Assinador Serpro
O site tem uma documentação interessante. Parece bem completa, mas acabei nem precisando porque a navegação foi intuitiva.
Importei o arquivo .pfx do certificado digital e consegui rapidamente resolver o problema depois de ter apanhado do LibreOffice, Firefox e outras formas que descritas nos foruns.
Espero que esta informação possa ajudar outras pessoas e evitar perdas de tempo com a necessidade de fazer assinaturas digitais em documentos.
O assinador é um belo exemplo de que a coisa poderia ser mais fácil em qualquer ambiente e não é.
Só aproveitando o assunto, neste link vi um passo a passo que provavelmente resolveria o problema sem a instalação de uma nova versão do Libreoffice.
Bastaria, entretanto, ter o certificado devidamente configurado, no Chromium ou Firefox.
Acho que está culpando o sistema por algo que não é necessariamente culpa dele. Acho que a culpa por essa questão de assinatura digital está mais em quem desenvolve as ferramentas de software que realizam as assinaturas e que não dão o suporte adequado ao Linux, não é culpa do sistema em si.
Nesse caso acho que o LibreOffice poderia desenvolver uma solução própria pra isso, e não depender de configurações do Firefox ou Thunderbird pra realizar assinaturas no Linux, para não gerar mais complicações. Mas dito isso, a assinatura digital funciona perfeitamente pra mim no LibreOffice e no Serpro que você citou.
Mas só por comparação, também já testemunhei colegas tentando por horas fazer seus certificados digitais funcionarem no Windows sem sucesso. São muita variáveis envolvidas, depende muito das configurações e do hardware que você tem.