Libreoffice - assinatura de pdf com certificado digital

Pessoal, por acaso, alguém já conseguiu assinar pdfs com certificado digital no Libreoffice? Caso positivo, poderiam dar uma força, pois já tentei vários tutoriais e não consegui.

Que distro vc está usando ?

Eu já consegui, mas foi preciso instalar o libreoffice mais recente, direito do site. O que veio com a distro, no meu caso Mint 19.3, nāo funcionava de jeito nenhum. Versões em flatpak e snap também nāo funcionam pra isso.

Eu utilizo o Zorin, BigLinux, Manjaro, PopOS e Ubuntu-Budgie.
Como vc fez, teria como mencionar o passo-a-passo.

Como disse. Primeiramente removi o libreoffice que vem instaldo no sistema:

sudo apt-get remove --purge libreoffice*
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoremove

Depois fui a o site do Libreoffice e baixei a versão mais recente:

https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

Ao baixar o arquivo vc extrai a para algum local, dento da pasta Debs se não me engano vc abre o terminal e digital sudo dpkg -i *.deb, pra fazer a instalação de todos os arquivos. O mesmo precisa ser feito com a tradução PT_BR se pretende utiliza-lá.

Depois instalei as dependências:

sudo apt install libengine-pkcs11-openssl libp11-3 libpcsc-perl libccid libpcsclite1 pcscd pcsc-tools libasedrive-usb opensc libssl1.0.0 openssl libopensc-openssl

A seguir adicionei meu usuário ao grupo scard:

sudo addgroup scard
sudo adduser “seu-usuário” scard

Depois instalei o “driver” do meu certificado digital, no meu caso meu certificado é um A3, tenho um token digital físico. Instalei o Safesign que é o compatível com o meu token.

Depois fiz a configuração no Firefox, que é necessária para que o Libreoffice possa realizar a assinatura do documento. Você vai no menu preferências e em privacidade e seguranção ao final na página de configuração vc vai ter a opção de ver certificados e dispositivos de segurança. Clica em dispositivos de segurança:

Depois vai abri uma janela, vc vai na opção carregar:

E por fim você vai colocar um nome para o módulo, no meu caso coloquei “VALID” e o caminho para o módulo de carregamento do seu certificado, no meu caso, pro meu dispositivo era /usr/lib/libaetpkss.so:

Agora basta clicar na opção ver certificado:

Vai pedir a senha, basta colocá-la. Depois é so ir no Libreoffice e tentar assinar algum documento.

1 Curtida

Infelizmente, não consegui ainda.