Lentidões e travamentos na interface gráfica do Ubuntu 19.04

Bom dia Pessoal!

É só comigo que acontece esse tipo de coisa??

Não é computador lento, pois alt+tab funciona na hora. É só a interface gráfica dando pit…
Já usei o Deepin, problemas parecidos, agora o Gnome no Ubuntu, que todos dizem ser estável, tenho estes bugs entre outros na interface gráfica, tenho a impressão que “Mandou Ver”, bastante coisa aberta, uso contínuo… uma hora vai dar pau! To aqui escrevendo sem poder usar o menu porque não está funcionando, somente alternar entre janelas via alt+tab.
Vou ter que testar o KDE agora… quem sabe ele não me irrita tanto.

Qual o seu hardware e qual a versão do Ubuntu?

@pescaucp,

Coloque mais detalhes sobre a sua máquina, qual versão do seu Ubuntu, qual o Kernel que você está usando e o hardware em questão. Vai nos ajudar a resolver melhor o seu problema.

1 Curtida

Bom dia!

Estou usando o ubuntu 19.04 kernel 5.0.0-25

O hardware é um DELL LATITUDE 3540, 8GB de RAM DDR3, SSD 240GB, Intel® Core™ i7-4500U CPU @ 1.80GHz.

Seguido tenho algum bug gráfico, que preciso reiniciar o gnome o mesmo acontecia no deepin, o que uso direto…chrome com umas 10 abas, Remmina com conexões remotas (2,3 ao mesmo tempo), Visual studio code, Eclipse, Thumderbird, Skype… isso fica o tempo todo aberto praticamente. Em algum momento o gnome trava, ou começa com comportamentos estranhos como no video, sempre uso múltiplos monitores também. As vezes acontece 2 vezes no dia, as vezes demora 3,4 dias mas sempre acontece.
No windows 10 não era lá muito diferente, mas na maioria das vezes matando o explorer e reiniciando o mesmo voltava, e não perdia as aplicações abertas, se tem como fazer isso no gnome eu não sei, porque sempre que reinicio tenho que fazer login de novo e volta tudo limpo.
Até vim para linux para ter mais estabilidade, mas até agora ambientes gráficos na minha mão, não apresentam estabilidade… hahhahhaa
Na fila ainda está uma versão com KDE, e Mint com Cinnamon, se depois dessas continuar tendo os mesmos problemas, desisto… hahahaah

Cara, eu tenho uma máquina bem parecida com a sua, com exceção do SSD que na minha é um HD bem podre, utilizo praticamente os mesmos programas (Atom, Eclipse, Matlab, Chormium, …) e uso o Mint Cinammon. Não tenho do que reclamar.

Mas de qualquer maneira, acho que antes de você pensar em mudar seria legal experimentar algumas coisas. A primeira é verificar se a sua RAM está dando conta do trabalho. Sugiro instalar algum daqueles complementos que fica mostrando em tempo real no painel ou deixar uma janela do monitor do sistema aberta. Outra é experimentar desativar ou atualizar a extensão DashToPanel. Pode ser um bug nela, e não no Gnome em si. A mesma coisa para outras extensões.

Por fim, se nada disso resolver, você pode testar outras interfaces. Eu mesmo já usei o Gnome por um tempo e não me acostumei justamente pelo fato da interface ter detalhes demais o que acaba deixando as coisas meio lentas. Outra coisa que você pode fazer é voltar para uma versão LTS, que vai trazer pacotes mais antigos mas mais estáveis, acho que inclusive para as extensões. É uma pena que o Ubuntu 18.04 LTS não tenha o Gnome 3.32, que trouxe um monte de otimizações importantes, mas de qualquer forma acredito que para quem exige mais do sistema seja uma opção mais robusta e estável.

1 Curtida

Olá @pescaucp, tudo beleza?

Meu workflow usa programas completamente diferentes do seu, mas na quantidade de “coisas” abertas estamos empatados. Estou usando Pop!OS 19.04 no momento, mas usei bastante tempo o Elementary e o Ubuntu 19.04 para trabalhar e as vezes rolava algumas coisas pararem de responder.

No meu caso, percebi que era o Chrome ferrando a minha vida, controlando o uso dele tudo voltou a funcionar normalmente. Inclusive, desativei as extensões do Chrome que rodam em segundo plano.

Para minha produção normalmente deixo abertos: chrome (em média 20 abas), firefox ou opera, thundebird, inkscape, gimp, davinci resolve ou shotcut, gedit ou atom, nautilus como cliente ftp.

3 Curtidas

As respostas que foram dadas aqui devem te ajudar @pescaucp, por fim eu recomendo que você tente interfaces gráficas mais leve, como o XFCE, Mate ou o Cinnamon, isso te ajudará a concluir se há algum problema que possa ser hardware, uma vez que você testou várias distros e o Windows.

1 Curtida

Mudei o servidor gráfico para Wayland invés do Xorg, inclusive andei lendo que o Gnome deveria funcionar melhor no Wayland, aqui mesmo em outro tópico do Plus. Enfim problemas com atalhos da tecla FN, que deixavam tudo congelado por segundos, não tenho mais (Mas nem era a eles que me referia quando abri o tópico.). Eu não reparei quando instalei se eu tinha opção de servidor gráfico, nem qual era o recomendado, fato que o meu rodava sobre Xorg e o Wayland nem instalado estava, então sei lá, se o Gnome é feito para rodar no Wayland, porque vem com xorg… Posso estar falando bobagem uma vez que não me recordo de nada disso quando instalei (pode ser só rateada minha não ter reparado).
No geral, parece que tenho algumas melhoras, mas é estranho, coisas mais pesadas parecem melhorar um pouco, coisas simples como clicar no menu, as vezes parece engasgar. Mas ainda tenho problemas ontem mesmo, com firefoz e chrome aberto, em momento de que o processador ficou pesado, os dois simplesmente não maximizavam mais, mesmo depois de o processador ter terminado a tarefa que disparei. O que me irrita é que nenhum estava travado… o som de um video que rodava em um deles continuava normal, as miniaturas das abas normais também, mas não vinham mais para primeiro plano, nem com cliques nem com alt+tab. O que confirma que não estavam travados é que clicando no X da miniatura quando o mouse passa em cima, as abas iam se fechando normalmente até fechar todas e assim o próprio navegador, ao clicar nele de novo abriu normalmente.
Não me importaria tanto se as coisas parassem de funcionar porque travam, e precisam ser reiniciadas… chato é elas estarem rodando normalmente e ficarem inacessíveis por este ou aquele meio, porque por algum motivo a parte gráfica parece que perde as referências das coisas e não faz mais o que devia fazer.

PS.: Acho que vou para o MINT, mesmo não precisando apagar minha /home por estar em partição separada, ainda preciso sincronizar uma pasta com DRIVE… e preguiça não me deixou mexer nisso ainda… hehehe.

1 Curtida