Lentidão terrível ao iniciar

Amigos, meu Ubuntu, ao iniciar, tem apresentado uma lentidão terrível. Para se ter idéia, só pra abrir o terminal, levou alguns MINUTOS.

A lentidão passa após alguns minutos, mas é insuportável, principalmente quando se precisa abrir o computador com urgência.

Num destes episódios, consegui abrir o gerenciador e vejam só, um processo consumindo muito da minha CPU.

Segue o print abaixo, com os dois processos no topo

Peço então sugestões para acertar o probelma

1 curtida

Vamos por partes…

Qual o seu CPU?
Qual versão do Ubuntu você usa?
Tem placa de vídeo Nvidia em sua máquina?

Se tu não usar nenhum programa em snap, acho que vale a pena remover o snapd, pois ele tende a sugar CPU mesmo.

Rode: snap --list e veja se aparece algum programa que você use com frequência, anote e busque baixa-lo pelo APT, ou Flatkpak.
Por sinal, recomendo você a instalar o Synaptic para gerenciar os programas em APT de forma gráfica: sudo apt install synaptic -y
Para remover o Snapd e seus pacotes: sudo apt purge snapd e rm -rf ~/snap

Outro fator a considerar são as aplicações que iniciam junto com o sistema, veja se tem muitas:

Vida longa e próspera :vulcan_salute: :lizard:

Cara, pode ser HD com problema, o processador se esforça para ajudar o HD procurar algum arquivo.

1 & 2 -
Captura de tela de 2021-06-10 09-48-45
3- SIM

Sobre os Snaps:

Remove a snapd, e os snaps também. Dê preferência por .deb, quiça flatpaks. Snaps são uma loucura a respeito da perfomance.

Você instalou os drivers proprietários da Nvidia?

se forem esses, sim!

1 curtida

Yep, estes mesmo. Segue a dica que dei no meu primeiro comentário então de remover os snaps e instalar o Sinaptic que certeza de resolver.