Lentidão Pop OS 20.04

Olá pessoal, tudo bem? Recentemente instalei o Pop OS 20.04 no meu notebook, antes usava Windows 10 home nele. Porem estou tendo aluns problemas de performance. Por exemplo, meu sistema demora mais para iniciar, o controle de volume e de brilho usando as telas de atalho do teclado são super lentos e demoram muito para responder, sinto alguns engasgos quando estou navegando na internet ou fazendo tarefas do dia a dia. O que mais me supreendeu é que eu simplesmente não consigo assistir vídeos em 4K, meu processador fica perto dos 100% e o vídeo fica todo travado. Com isso, estou pensando que possa ser algum drive, ou algum problema com o turbo bust do meu processador no linux. Esses problemas não ocorrem quando estou usando Windows 10. Tenho o Pop instalado no meu SSD e WIndows no meu HD.

Acer Aspire 5 A515-51G-C97B

Intel core i5250u,

Nvidia MX130 2gb VRAM,

8gb de ram e

1000gb de HD

240 de SSD

Você baixou a ISO com os drivers proprietários da Nvidia já embutidos? Você está usando no modo equilibrado? Recomendo utilizar, além deste modo, setar para usar os gráficos integrados ou os dedicados, pois o modo híbrido dá umas enlouquecida as vezes:

Não, baixei a ISO normal e depois instalei o driver da Nvidia na Pop_Shop, estou usando o modo de performance que você colocou na print

E com a opção de Hybrid Graphics marcada

Ai tu tá sendo juvenil… Por isso tá dando zebra, zé

Cara por experiencia, já tive diversos problemas com distros debian based no meu hardware (Que não e nada modesto diga-se de passagem). Eu tive problemas como o seu de lentidão na navegação, coisas que simplesmente não funcionavam nem pau e etc. E o que eu tive que fazer para continuar no Linux foi ir testando outras distros e versões diferentes da mesma distro. Essas distros LTS geralmente tem um Kernel mais antigo e estável porem zicam com algumas coisas. Minha dica para você e tentar o POP_OS! na versão não LTS dele. E por precaução, já baixa com os drivers da NVIDIA. Caso os problemas persistam, nada como um google para ver se alguém já teve o mesmo problema que você com hardwares da marca do seu notebook ou com o próprio modelo do seu notebook. Outra alternativa é ir testando outras distros. O meu Hardware por exemplo, só ficou estável e funcionando tudo no Fedora, em distros como Mint e Ubuntu eu sempre tinha uns glitchs na tela do nada, travamentos aleatórios, delay de scroll e alguns outros.

1 curtida

Vou atualizar para o Pop 21.04, fazendo a atualização indo em OS upgrade & Recovery, to sem pendrive para formatar. Vou ver no que da.

Ainda acho que pode ser algo relacionado ao meu turbo bust, como que eu monitoro o clock do meu processador?

O Pop 20.04 usa o Kernel 5.13.x, uma versão atrás do main atual, 5.14.

A única diferença para a vesão não LTS, AKA 20.10, é que esse vem o Cosmic, vulgo 3.38…

Precaução? Irmão, é o correto! Pra que reinventar a roda? A própria System76 diz para não fazer essa gambiarra e usar a ISO com o driver proprietário. pop os install nvidia drivers - Pesquisa Google

Cara, não faz sentido, pois o seu processador, suponho eu, é o i5 8250u. Processador que já tem suporte no 5.13. Pode usar a versão 20.04, só baixa a versã com o driver de vídeo Nvidia já embutido…

Só não entendi o porque do meu processador ficar batendo perto dos 100% quando assisto vídeos em 4k e ficar travando, no caso estou usando minha placa integrada, tanto no windows como no linux. Só uso a Nvidia para jogar.

Porque ele provavelmente está se perdendo. Por isso estou batendo na tecla de usar a versão com o driver proprietário já embutido e você fazer o switch para os gráficos integrados, simples assim.

Tem placa que só funciona com driver mais antigo. Já aconteceu comigo de ter que instalar o windows offline e depois instalar o driver da Nvidia porque se eu deixasse ele baixar aquele driver inicial sozinho, meu PC ficava uma carroça. Só porque é mais fácil e conveniente, não quer dizer que é o certo.

Tenta outra distro, ambiente gráfico, da uma olhada se ta usando o Xorg ou o Wayland. Pra você ter ideia meu PC com uma GTX 1080, dava glitch quando estava assistindo videos no Mint. Fora outros bugs gráficos que ele dava do nada. Faça os testes.

Blz, vlww atualizei o Pop para o 21.04 ontem e nada mudou. Hoje reinstalei com a iso que tem o driver da Nvidia o Pop 20.04 e também nada mudou

Triste, a performance do meu not continua muito melhor com Windows. Vou dar uma pesquisada em alguma solução para continuar com o Pop ou vou ter que trocar de distro. Se o problema persistir vou ter que voltar para o Windows

Consigo ver no monitor do sistema o processador quase em 100%, mas como que eu vejo qual a velocidade do clock que está no momento?

Mas é o próprio desenvolvedor do sistema está recomendando a instalação com a ISO específica para o hardware NVIDIA.

1 curtida

Todo mundo aqui falando do driver de vídeo, quando o pacote do chipset pode não estar instalado, ou estar mal instalado, ou mal hookado.
Visto que está usando um intel, já checou se o pacote intel-microcode está instalado?

Instalação da ISO recomendada não resolveu. Vale testar as outras sugestões. Só que nosso colega que trouxe o problema deve precisar de orientação para checar chipset ou fazer outro procedimento para além do trivial.

1 curtida