Lentidão no KDE Neon ao executar tarefas em segundo plano

Faz alguns dias que voltei ao KDE Neon, e estou tendo problemas ao executar algumas tarefas em segundo plano (principalmente abrir servidor de Minecraft, que eu conseguia fazer sem nenhuma complicação no Windows), o sistema fica muito lento mesmo não usando todos os recursos disponíveis. Temperatura fica estável em 36~45 graus e as vezes dão umas mini congeladas na tela e após alguns segundos volta.
Já tentei fazer tudo em meu conhecimento pra tentar resolver isso (atualizar drivers, tirar coisas sem motivo de segundo plano, etc)
Meu computador é um Ryzen 5 3400g, 16Gb de ram, Vega 11 integrada.

1 curtida

Uma observação que fiz a algum tempo,é que quando uso swap o sistema tende a dar essas mini congeladas, provavelmente o disco não consegue acompanhar, e o sistema acaba gargalando inteiro. Não faço ideia se realmente é isso. De qualquer forma, você pode alterar o valor do swapness, isso fará o sistema usar menos a swap, como você disse que tem 16Gb de RAM, ao menos eu, não vejo o porque de usar Swap, mas de toda forma, vamos:

Existem alguns aspectos matemáticos envolvidos na swap que devem ser considerados ao alterar suas configurações. O valor do parâmetro definido como “60” significa que seu kernel irá usar a swap quando a RAM atingir 40% da capacidade. Configurá-lo para “100” significa que seu kernel tentará colocar TUDO na swap. Definir como 10 (como fiz neste tutorial) significa que a swap será usada quando a RAM estiver 90% cheia, então se você tiver memória RAM suficiente, esta pode ser uma opção segura que facilmente melhoraria o desempenho do seu sistema.

Você pode facilmente alterar o valor do swapness(de forma temporária) com o seguinte comando:

sudo sysctl vm.swappiness=10

E bem como descrito acima, isso faria a swap ser usada quando a RAM estivesse 90% cheia, o que seria bem legal de se usar, já que você tem 16GB. MAS, isso é temporário, e no próximo reboot, o valor definido voltará ao padrão(60).

Você pode persistir a configuração no sistema criando um arquivo em /etc/sysctl.d/

sudo touch /etc/sysctl.d/swappiness.conf

execute como root seu editor de texto favorito, e abra /etc/sysctl.d/swappiness.conf
Logo após, insira:

vm.swappiness=10

Depois disso, salve o arquivo, e execute:

sudo sysctl -p /etc/sysctl.d/swappiness.conf

Após tudo isso, o valor passa a valer imediatamente, e persistirá nas próximas reinicializações, mais uma vez, reiniciar não é necessário Windows unlike this >:D

Fim!

Agora a swap não deve te atrapalhar, caso ocorra, por favor, não exite em falar aqui para tentarmos resolver novamente. Pesquisei tudo isso agora, só pra te ajudar :smiley:

3 curtidas

Muito obrigado, aparentemente funcionou…

1 curtida

Só por curiosidade, qual valor você alocou, foi 10 mesmo?

Aloquei os 10 mesmo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.