Faz alguns dias que voltei ao KDE Neon, e estou tendo problemas ao executar algumas tarefas em segundo plano (principalmente abrir servidor de Minecraft, que eu conseguia fazer sem nenhuma complicação no Windows), o sistema fica muito lento mesmo não usando todos os recursos disponíveis. Temperatura fica estável em 36~45 graus e as vezes dão umas mini congeladas na tela e após alguns segundos volta.
Já tentei fazer tudo em meu conhecimento pra tentar resolver isso (atualizar drivers, tirar coisas sem motivo de segundo plano, etc)
Meu computador é um Ryzen 5 3400g, 16Gb de ram, Vega 11 integrada.
Uma observação que fiz a algum tempo,é que quando uso swap o sistema tende a dar essas mini congeladas, provavelmente o disco não consegue acompanhar, e o sistema acaba gargalando inteiro. Não faço ideia se realmente é isso. De qualquer forma, você pode alterar o valor do swapness, isso fará o sistema usar menos a swap, como você disse que tem 16Gb de RAM, ao menos eu, não vejo o porque de usar Swap, mas de toda forma, vamos:
Existem alguns aspectos matemáticos envolvidos na swap que devem ser considerados ao alterar suas configurações. O valor do parâmetro definido como “60” significa que seu kernel irá usar a swap quando a RAM atingir 40% da capacidade. Configurá-lo para “100” significa que seu kernel tentará colocar TUDO na swap. Definir como 10 (como fiz neste tutorial) significa que a swap será usada quando a RAM estiver 90% cheia, então se você tiver memória RAM suficiente, esta pode ser uma opção segura que facilmente melhoraria o desempenho do seu sistema.
Você pode facilmente alterar o valor do swapness(de forma temporária) com o seguinte comando:
sudo sysctl vm.swappiness=10
E bem como descrito acima, isso faria a swap ser usada quando a RAM estivesse 90% cheia, o que seria bem legal de se usar, já que você tem 16GB. MAS, isso é temporário, e no próximo reboot, o valor definido voltará ao padrão(60).
Você pode persistir a configuração no sistema criando um arquivo em /etc/sysctl.d/
sudo touch /etc/sysctl.d/swappiness.conf
execute como root seu editor de texto favorito, e abra /etc/sysctl.d/swappiness.conf
Logo após, insira:
vm.swappiness=10
Depois disso, salve o arquivo, e execute:
sudo sysctl -p /etc/sysctl.d/swappiness.conf
Após tudo isso, o valor passa a valer imediatamente, e persistirá nas próximas reinicializações, mais uma vez, reiniciar não é necessário Windows unlike this >:D
Fim!
Agora a swap não deve te atrapalhar, caso ocorra, por favor, não exite em falar aqui para tentarmos resolver novamente. Pesquisei tudo isso agora, só pra te ajudar
Muito obrigado, aparentemente funcionou…
Só por curiosidade, qual valor você alocou, foi 10 mesmo?
Aloquei os 10 mesmo
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.