Tenho um pc antigo, processador core Quad Q9650, memória 2Gb DDR2, Placa de vídeo Radeon R7240 3Gb DDR3 e SSD sata 120GB.
Esse pc tava rodando lento no windows 7 e resolvi testar distros leves, testei Xubuntu e Lubuntu mas achei mais lento que no Windows. Tem algo que possa fazer pra ficar mais leve e continuar usando linux?
É uma configuração boa de fato, mais seu limitador ai é esses apenas 2GB que para as aplicações hj em dia já é considerável muito pouco, o recomendável seria 4GB e se gosta de jogarou utiliza muitas aplicações abetas ao mesmo tempo de 8Gb ou bem mais.
Você consegue ter uma ideia do gargalo dele observando monitor de recursos. Tanto no Windows na aba desempenho quanto no Linux. Pode ver porcentagem de uso do disco, memória, processador, rede… claro, observe quando ele estiver executando alguma terefa mais pesada. Também acredito que vale a pena um upgrade de memória. Deve encontrar 2 pentes de 4gb usados e iguais e praticamente certo que vão funcionar em dual channel.
Honestamente imagino que um hardware desse deve rodar qualquer Windows e qualquer Linux satisfatoriamente se estiver bem equilibrado.
Provavelmente minha opinião será a “controversa” aqui, mas nesse hardware será difícil conseguir uma distribuição moderna que funcione com boa performance sem um trabalho manual de otimização.
Minha sugestão é testar distribuições focadas em equipamentos mais modestos como o Zorin OS Lite ou talvez o Linux Mint XFCE.
O Lubuntu e o Xubuntu apesar de realmente serem muito mais leves que o Ubuntu tradicional também não fazem milagres :-). Na própria página do Lubuntu é citado que eles não garantem compatibilidade com hardwares mais antigos que 10 anos.
Sugiro além de testar distribuições voltada para hardwares modestos que também pesquise por alguns guias de otimização para que consiga extrair a melhor performance possível desse equipamento.
Então, o Lubuntu tende a ser mais leve que os XFCE que existem ai, mas ainda sim, acho que rodaria XFCE tranquilamente ai… um XFCE parrudo não inicia nem com 600mb(acredito eu).
1 - Tente ver no monitor de recursos o que está “sugando” sua memoria; 2gb dá p rodar algumas distros sem problemas.
2 - Tente Puppy, Peppermint, Xubuntu Core, Ubuntu Minimal… talvez tenha um melhor desempenho.
Vendo o monitor de recursos, talvez possa enxergar o que pode ser desativado para melhorar o desempenho. Creio que qualquer distro rode ai nesse hardware.
Eu sei que o kernel vem com suporte nativo à placa de video da AMD, mas não poderia estar ocorrendo alguma incompatibilidade com a placa de video?
(Não sei muito sobre isso, então posso estar falando besteira)
Vc ja tentou desativar as correções da Intel pra ver se melhora? Eu tenho um core2duo com 4gb sem vga que roda bem o gnome, e no seu caso não era pra ter problema nenhum
Primeiro gostaria de agradecer a todos os comentários e vamos as respostas.
1 - Quanto a memória cheguei a comprar 2 pentes de 4gb cada mas ambos não foram detectados, cheguei a atualizar a bios, fazer as configurações na bios recomendadas pelo vendedor e nenhum dos pentes funcionou, então devolvi elas ao vendedor. Depois de uma tempo troquei o meu pente de 2 gb de slot e ele não funcionou, voltei para o slot inicial e ele voltou a funcionar, logo cheguei a conclusão que o segundo slot está com defeito, dessas forma fico impossibilitado de expandir a quantidade de memória.
2 - Quanto a testar outras distros já testei tbm o MInt XFCE, mas também achei pesado, o Zorin eu nunca testei, quais outras podem ser mais leves que essas já citadas?
3 - Quanto a configuração, em todas as distros testadas desabilitei efeitos visuais, nas distros que possibilitam fazer a instalação minima eu tbm fiz e alterei o swapiness para usar o minimo de memoria de troca com o disco, o que mais podem indicar de configuração?
4 - Quanto a placa de vídeo sou meio ignorante a esse respeito a única coisa que fiz foi alterar o drive para AMDGPU seguindo um post do blog diolinux.
5 - Quanto a desativar as correções da Intel, eu não sei o que é isso e nunca tinha ouvido falar. Vou pesquisar a respeito.
1 - Quanto a memória cheguei a comprar 2 pentes de 4gb cada mas ambos não foram detectados, cheguei a atualizar a bios, fazer as configurações na bios recomendadas pelo vendedor e nenhum dos pentes funcionou, então devolvi elas ao vendedor. Depois de uma tempo troquei o meu pente de 2 gb de slot e ele não funcionou, voltei para o slot inicial e ele voltou a funcionar, logo cheguei a conclusão que o segundo slot está com defeito, dessas forma fico impossibilitado de expandir a quantidade de memória
Dê uma boa olhada na sua placa mãe, ela pode ter algum capacitor estufado ou vazando principalmente na parte interna entre os slots de memoria, na parte mais acima da placa ou próximo ao chipset norte. capacitor estufado costuma causar esses problemas como falha no slot de RAM, PCIs, rede, som onbord, portas satas… dependendo de qual a função.
.