Lentidão na Inicialização do Linux Mint 19.3 após retirada de HD

Bom dia a todos, eu tenho um pc em que no mesmo existem 4 HD’s, um SSD com windows 10, outro SSD com Linux Mint 19.3 um HD para arquivos e outro HD com Ubuntu 19.10 , sendo o do Ubuntu uma versao anterior do Ubuntu 16.04 32 bits ( era um teste de uma biblioteca de 32 bits de uma aplicação que somente rodava nesta versao do Ubuntu). Tanto o Linux Mint tinha na lista do grub Ubuntu quanto o Ubuntu tinha o Mint. Detalhe o HD do Ubunto é utilizado para fazer os backups do Linux Mint em partição separada do HD do Ubuntu através do TimeShift. Mas recentemente resolvi retirar o HD que havia o Ubuntu, depois disso a inicialização do Linux Mint passou a ter lentidão chegando a demorar mais de 1 minuto a logo do mint na tela . Pra testar resolvi voltar o HD do Ubuntu e normalizou. Minha dúvida é o que causou esta lentidão , já que depois de ter retirado eu fiz um update-grub, mesmo assim não resolveu.
Obs.: Tanto o Mint quanto o Ubuntu não estão em UEFI.

Bem vindo ao fórum @marcospsviana!
Atualizar o grub seria a minha primeira sugestão, visto que tirou um HD com sistemas, como já o fez podemos analisar o que está causando a lentidão na inicialização.

Rode o comando abaixo:

systemd-analyze

Com isso teremos uma noção do tempo.

1 curtida

Lembre-se se você adicionou a montagem automática no /etc/fstab e retire-a. Manter uma entrada desatualizada lá pode ser causa. De qualquer forma coloque a saída do systemd-analyze para confirmar isso.

1 curtida

Desculpem a demora, fiquei impossibilitado de acessar, obrigado, irei testar e depois postarei aqui.

quando o mint estiver carregando você pode apertar “ESC” e ver os serviços sendo carregado, você vai ver ele tentando achar a unidade que vc removeu, tem que tirar isso.

saída do systemd-analyze

Startup finished in 3.261s (firmware) + 4.908s (loader) + 6.444s (kernel) + 3min 512ms (userspace) = 3min 15.125s
graphical.target reached after 1min 32.976s in userspace

1 curtida

com esc não apareceu nada, mas como vc falou do fstab , realmente tem algo estranho nele, pois encontrei referencia de uma unidade usb de uma instalação, vou retirar e posto o resultado, eis o que tinha:

#swap was on /dev/sdd1 during installation
UUID=daa71aab-5101-4513-8dfc-11843aa9c537 none swap sw 0 0
/dev/disk/by-id/usb-MXT-USB_Storage_Device_130818v01-0:0-part3 /mnt/usb-MXT-USB_Storage_Device_130818v01-0:0-part3 auto nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0

1 curtida

Obrigado pessoal, realmente havia essa entrada estranha de uma unidade usb, retirei e voltou ao normal