Lentidão Linux Mint 19.3

Olá pessoal!
Estou tendo um problema, tem uns 2 dias que isso está ocorrendo. Venho tendo problemas de lentidão com o Linux Mint, eu digo isso não só em questão de Rede (Conexão cabeada), mas digo que o SO por si só está com lentidão. Atualmente eu utilizo dual boot com o Windows 10 e quando uso o Windows essa lentidão não existe. Tentei verificar se era processos rodando em 2º plano mas não era porque quando o sistema inicia e termina de carregar tudo, fica com 560 MB de 4GB, isso se tornou bem chato pois não consigo utilizar direito. Até mesmo clicar com o mouse e arrastar algum arquivo na área de trabalho ocorre com lentidão e não mais com a fluidez que tinha antes. Podem me ajudar com isso?
Agradeço a você que leu até aqui.

1 curtida

Qual ambiente gráfico você está utilizando? Mint Cinnamon?

É Isso mesmo, acha que pode ser algo com relação ao ambiente gráfico? Anteriormente eu pensei que fosse o Kernel, até cheguei a instalar uma versão antiga do Mint 19.2 mas não resolveu, não sei o que fazer para resolver a não ser formatar.

Já tentou usar o Mint XFCE? Talvez a sua máquina esteja tendo problemas com o Cinnamon. Qual é a configuração do seu PC (qual é o processador, placa de vídeo se tiver, memória RAM etc.)

1 curtida

Cara o meu quando ficou assim, eu fiz uma limpeza geral, tirei o po da maquina, troquei a pasta termica essas coisas, para mim funcionou.

1 curtida

Galera, como eu não estava com muita paciência para resolver o problema estudando mais a fundo, eu formatei a máquina e reinstalei o Linux Mint 19.3. Aparentemente o problema foi resolvido, mas ainda não sei a causa daquela lentidão. Desde já agradeço a atenção de vocês pois numa comunidade Linux é muito importante que pessoas como vocês ajudem o próximo.
Valeu de verdade. Tem 1 ano e 2 meses que venho usando o Linux Mint (Cinnamon) , só agora que veio dar esse problema de lentidão, ainda acho que foi o Kernel mais atual que a versão carregou/instalou que não foi compatível com o Hardware que possuo. Mas ainda sigo na busca da resolução desse problema. Valeu!!!

1 curtida

Qual o Kernel que vc tá usando agr q não tem lentidão?

Eu estava usando a versão 5.0.0-32 generic (atual que não deu problema de lentidão). Acabei de atualizar para a versão 5.3.0-40-generic que por incrível que pareça não causou lentidão, agora não sei bem a causa kkk

Também estou tendo esse problema, a máquina fica lenta, nem o ponteiro do mouse se move.
Observei que a utilização de memória fica alta quando isso acontece (6,7GB de 8GB), embora eu ache que essa utilização não era pra deixar lento já que a configuração é razoável, Dell I5-7200 2,5Ghz, SSD 120GB, 08GB RAM.

1 curtida

Tem que o vê o que está fazendo sua RAM fica tão lotada, travamento deve ser porque o Linux está entrando na swap pois quando 60% da RAM fica lotada o Linux começa a usa a swap pra não encher tanto e se algo que é bem ruim no Linux é o gerenciamento da swap, basta cair na swap e o sistema engasga por completo até termina mesmo com um SSD

1 curtida

O chrome que carrega muito, estou evitando de usar, mas não é um comportamento normal, usando Windows 10, abro mais aplicações e isso não acontece.

1 curtida

Tive um problema deste e era por uso excessivo de swap quando abria muitos programas. Tentei reinstalar o sistema mas o problema continuava. Troquei o HD por um SSD de 120 GB e reinstalei. O swap continua acontecendo, mas como o SSD é muito mais rápido, consigo rodar mais programas e mais abas do navegador Chromium ao mesmo tempo sem congelamento do mouse. Existe uma grande melhora ao usar SSD tanto em PC quanto em notebook. No notebook, inclusive, a bateria passa a durar mais, longe da tomada. Um SSD de 120 GB é suficiente para o Linux Mint e custa cerca de 200,00 e se precisar no futuro de mais memória pode plugar um HD externo somente para dados.

1 curtida

Gente, tô com esse mesmo problema… meu kernel é o 5.4.0-91-generic… mas não sei atualizar e nem tenho como formatar ou colocar SSD. tem alguma forma de resolver isso? acho que também seja a memória swap… mas tenho muuuito espaço no HD e 8gb de RAM… como faço pra limpar a memória Ram?