Lentidão em games

Tenho um notebook híbrido, e aproveitei que a nova versão do Ubuntu (Focal Fossa) saiu para finalmente tentar rodar meus jogos aqui, e ir abandonando cada vez mais o Windows.
Minhas configurações são: HD Sata 1 TB, GTX 1050 2GB, 8GB de Ram, Intel i5 7ª Geração.
Até o presente momento testei apenas 2 jogos: Dark Souls III, e The Elder Scrolls Online. Notei que ambos apresentam o mesmo problema: Lentidão.
Dark Souls roda ridiculamente lento, ao ponto de não ser possível jogar (1 ou 2 FPS, talvez). Já o Elder Scrolls Online, é jogável, mas ainda assim, com tudo no low, rodo a uns 30 FPS, o que é jogável, mas ainda me atrapalha um pouco. No Windows, rodo ambos os games no máximo, com 60 FPS ou mais.

Sim, eu sei que certos jogos no Linux rodam com menos desempenho, normal até aí. O que eu queria saber é de como vocês costumam resolver esse tipo de problema. Tô começando a explorar gaming no Linux só agora, que finalmente minha máquina consegue rodar jogos, então ainda não manjo muito das coisas. Alguma dica do que fazer? (tente fornecer detalhes, ainda tô aprendendo essas coisas).

1 Curtida

Você instalou os Drivers de sua placa de vídeo?

1 Curtida

Sim, essa nova versão do Ubuntu já faz isso automaticamente. Foi a primeira coisa que chequei. Driver 440 NVIDIA.

1 Curtida

Você instalou todas as dependências necessárias do wine e do vulkan? Teste instalando alguns títulos via Lutris (verifique na wiki as dependências necessárias - Home · lutris/lutris Wiki · GitHub). Em alguns games usando o Proton pode ficar meio travado.

1 Curtida

Eu consegui resolver o problema. Bastou fazer um downgrade do driver da NVIDIA, que eu usava 440, e fui pra 435. Agora tá tudo rodando lisinho, sem travamentos (exceto o Dark Souls III, mas deixa isso pra lá). De toda forma, vou dar uma olhadinha sim nessas dependências que você mencionou. Grato pela ajuda :slight_smile:

2 Curtidas