Lentidão e aquecimento com Ubuntu Minimal 18.04+ i3wm

Eu estive usando o Mint XFCE com i3 nos últimos anos para tarefas habituais, desenvolvimento web, pequenas edições de fotos e jogando um pouco de Rust. Nos últimos dias configurei o Ubuntu Minimal somente com o i3 no mesmo laptop thinkpad x250, i5, 8gb ram, ssd. E tenho encontrado muita lentidão especialmente ao abrir programas como o gnome-terminal, gedit e o VLC instalado pelo snap (instalado pelo repositório roda normal). A atividade da cpu também chegou a vários picos e a temperatura no processador chegando em 90°C ao ver um vídeo no YouTube.
Após instalar o core, estou instalando somenteo xorg e o SLIM como login manager e o i3. Tudo muito simples. Não entendo porquê está afetandoa performance. Como faz tempo que não uso o Ubuntu, gostaria de perguntar se é assim emso agora ou se há algo que ue possa fazer.
Alguém teve problema semelhante ou pode dar uma ajuda?
Obrigado.

isso não e normal 90º graus pode queimar o processador, o cooler ta girando ? acho muito difícil qualquer sistema operacional aquecer o processador desse jeito, pode ser problema de hardware.

1 curtida

O cooler está normal, varia para mais de 4 mil rpm no pico e 2mil e pouco normalmente.
Vou voltar para o Mint xfce e comparar.

1 curtida