Pessoal boa noite, tenho um lenovo ideadpad 320, processador i5-7200u 8 gb memoria, e hd 1 tb, meu problema esta na lentidão ao iniciar o ubuntu, desde da tela do grub ate a area de trabalho esta levando 2:30 ou mais, sendo que no windows 10 que tenho em dual boot leva bem menos tempo, sei que ja instalei um monte de coisa nele, mexi em varias coisas no intuito de aprender, so que fiz a mesma coisa no windows em relação a instalação, gostaria de saber se algum esta passando por isso tambem, tenho o ubuntu 18.04
Tenho um notebook semelhante, a única diferença é o processador, o meu é um Core i5-5200u, ele leva cerca de 1 minuto para iniciar. Dois minutos e meio é um tempo bem alto, mesmo para um HD. Instalar aplicações não vai aumentar o tempo de boot, a menos que elas estejam iniciando junto com o sistema, é o mesmo que ocorre no Windows quando tem muitos aplicativos no systray.
Muitas pessoas dizem que o Windows 10 inicia mais rápido, isso é fato, mas a verdade é que o Windows trapaceia, ele não desliga de fato o sistema, ele utiliza uma hibernação profunda, por isso é mais rápido.
Mesmo assim dois minutos é muito tempo, existe alguma opção de restauração no ubuntu sem precisar formatar?
Seu computador esta mais lento ultimamente? O boot sempre demorou assim ou era bem mais rápido?
O próprio Drako já postou em outro tópico um metodobpra observar programa por programa que inicia no boot e poder gerenciar melhor
Pra mim a afirmação “windows inicia maid rápido” é totalmente absurda kkkk. Passo 4min pra ter o dektop utilizável enquanto no debian em torno de 1min. E pra desligar também. Depois de dar o comando o windows demora uma eternidade
Windows inicia mais rapido sim, pode parece absurda mais nao é, mas nem sempre foi assim, enfim vou tentar ver o que esta ocorrendo com o ubuntu.
aqui o ubuntu 18.04.2 LTS ta iniciando mais rápido do que o windows 10 detalhe os dois tão na ultima versão, pode ser alguns programas que você instalo que tao iniciando junto com ubuntu tornado o mesmo lento.
Existe alguma opção de restaurar o sistema do zero ou so formatando mesmo?
acho melhor formatar só faz o backup das coisas que você quer, ia ter como se você tivesse usado o programa Timeshift quando você acabo de instalar a sua distro, ai dava pra restaurar o sistema do zero, mas no teu caso e melhor formatar mesmo e ter o sistema novinho em folha e ira eliminar todos os problemas.
Só formatando mesmo.
Olha vi esse caso e deve ser semelhante ao seu. Tá em inglês mas nada que o tradutor não dê jeito.:
boa noite sou bem iniciante no mundo linux , uso ubunto 19.04 estou levando em media de 1:40s a 2min ate a tela de login.
minha configuraçao e um I34005U 1.7Ghz 8GB de ram e um HD de 500GB, apesar que apos inciar tudo fuciona relativamente ate rapido mas na minha visao o boot esta um pouco lento gostaria da opiniao de voces.
Agradeço a quem responder.
Vc poderia esclarecer a forma de instalação que vc efetuou? Em detalhes.
Mas não c esqueça q vc instalou num HDD.
a maneira como foi particioando o hp durante a instalaçao ?
se foi isso, eu fiz a instalaçao basica sem dividir nada tipo um unico bloco com tudo.
mas como dito acho que esse tempo esta ate aceitavel tendo em vista que e hd.
restauração dá pra fazer desde que vc tenha feito o backup do sistema antes.