Lentidão ao copiar arquivos pequenos para o Pen Drive

Olá pessoal,

Comprei um pendrive, só que quando tento copiar arquivos pequenos o processo demora uma eternidade, chega a demorar horas para poucos arquivos. Já com arquivos grandes (filmes por exemplo) a copia ocorre normalmente e bem rápido. Certamente o pendrive deve estar com algum defeito. Como acabei de comprar posso contestar a compra ainda.

Tem alguma ferramente no linux que que eu possa usar para gerar um relatório sobre o pendrive e ter certeza sobre o defeito?

O Linux não mostra o progresso da cópia corretamente, não sei dizer exatamente a razão disso, mas certamente se trata de algo de baixo nível, porque ocorre com qualquer distro e qualquer DE. A maioria dos pen drives encontrados no mercado são bem lentos, a velocidade de escrita normalmente fica em torno de 5 a 8MB/s, você pode utilizar o teste de benchmark do Gnome Disks para avaliar a performance.

2 curtidas

O problema é que a transferência tá bem abaixo disso. Eu não consegui nem completar o benchmark do Gnome Disks de tão lento que tá.

Está utilizando qual sistema de arquivos no pen drive?

Fat32, formatei pelo Gnoeme Disks. Na pratica ele realmente não funciona. Emprestei o pendrive pra minha irmã para ela pegar um programa de 12GB com uma colega, a colega relatou que não conseguiu copiar o programa pois dava erro no windows.

FAT32 não suporta arquivos maiores que 4GB. Se você precisa de compatibilidade com o Windows utilize o NTFS, se for utilizar apenas no Linux dê preferência para XFS ou F2FS, que são sistemas de arquivos otimizados para unidades Flash.

2 curtidas

Também pode utilizar exFAT como alternativa ao FAT32.

Formatei pra NTFS. Agora consegui fazer a cópia dos arquivos pequenos sem problemas visíveis. Estranho que em FAT32 a transferência ficava extremamente lenta ou até parava.