Lenovo Ideapad L340 gamer 81tr0003br Qual distro? volto para o Windows?

Bom dia Galera!

Eu comprei um Lenovo L340, mas não me atentei as questões de limitações (por parte da Lenovo) com Linux. Veio com Windows 10 home num i5-9300hf 8gb de ram e 1 tb de hd, logo coloquei um ssd nvme.
Esse note no Windows dá pra ajustar brilho da tela, configurar bateria, e a wifi fica no máximo (433mb/s adap qualcomm), porém no Pop, Mint, Zorin, e ubuntu nada disso funciona corretamente > Não tem ajuste de brilho, a rede wifi fica com link de 6mb/s (apesar de teste via terminal e no site fast da netflix está ok sempre passa de 100mb/s doideira)…
O que faço? tem alguma distro que funcione com este note? ou pra usar tais recursos terei que ficar no windows?
Vou tentar hoje o Fedora worstation 33…
Ajuda ai brothers não queria sair do Linux

Estranho o brilho dele não estar funcionando. Minha suposição é que você não deve ter instalado os drivers de vídeo prorpietários, ou ao menos não fez o switch do Nouveau para o Closed Source. Instala a ISO com os drivers da nvidia do Pop!_OS 20.10 e, assim que terminar a criação de usuário e etc, rode no terminal: sudo prime-select nvidia e reinicie o pc. Quanto a velocidade do Wi-Fi, eu suponho que é a falta de um driver para o adaptador wireless da qualcomm, o que é uma M no mundo Linux, infelizmente.

Se você preferir usar o Mint, tenha certeza de marcar a opção “Codecs multimídia” e, com a distro já instalada, vá até a opção de drivers adicionais e mande instalar o driver da nvidia, por fim abra o terminal e digite sudo prime-select nvidia e reinicie seu laptop.

Link interessante: How To Set Up Linux Mint 20 For Gaming – Steam Proton, Wine, nVidia GPU, Lutris, Feral Gamemode - YouTube

2 Curtidas

Eu uso o Pop!_OS 20.04 LTS no Lenovo S145, Intel Core i7-8565U, 12GB de RAM, SSD 240GB, SSD 512GB M.2 NVMe, NVIDIA GeForce MX110.

Eu não tive esse problema de notação com a Wifi, mas você disse que ela está funcionando com a velocidade normal, a questão é só a marcação da velocidade do link. Eu não sei como resolver isso.

image

O meu tem ajuste de brilho nativo no painel.

image

No seu PC não aparece essa opção?

Tem duas extensões do GNOME que podem te ajudar no controle do brilho:

https://extensions.gnome.org/extension/2808/brightness-panel-menu-indicator/

https://extensions.gnome.org/extension/1410/discrete-brightness/

Teste e veja a que melhor te atende.

Para o controle de bateria existe a seguinte opção:

Eu não uso, mas pode ser útil para você.

1 Curtida

O Pop!_OS foi o primeiro que instalei (Iso com drivers nvidia). tentei esse comando no ubuntu agora mais acho que deve ser logo após a instalação (como você mesmo disse)

Então até aparece esse controle de brilho, porém tanto faz se deixo ele em 0 ou 100% não muda nada…
a wifi deve ser falta de driver dessa qualcomm nfa435a…

Após a instalação da distro e a instalação dos drivers de video proprietários da Nvidia no Ubuntu e derivados

Vou ter que formatar mais uma vez então, pra ver se dá certo! Até publiquei na comunidade Lenovo a minha insatisfação, hoje ao meu ver todo hardware deveria ter suporte ao Linux ( as fabricantes deveriam vender com uma distribuição Linux e dá a opção de ter Windows… mas ainda preferem acordos com a Microsoft :rage:

Amigão, por mais que eu ame o pinguim, uso desde 2014, mas uma coisa é certa: Dinheiro fala mais alto.
Money can buy many things. Even power
-Vladimir Makarov

1 Curtida

Infelizmente, acho que vou ter que usar Windows com este notebook!
Já cansei de formatar, é a 5ª tentativa… não dá pra ficar usando com a tela no brilho máximo…
Eu vacilei em não ter feito estes teste com Linux nos 7 dias, pq já teria devolvido esse notebook

Teste o xrandr ou o xbacklight para ver se funcionam.

Dê uma olhada nesse tópico que postaram no Reddit:

Tem um jeito de ajustar o brilho pelo terminal, com o comando
xrandr --output DP-0 --brightness 0.3
Esse DP-0 é a saída de vídeo. Verifique se é esse mesmo o nome que está aparecendo lá, com o comando xrandr sozinho. Aí você troca esse 0.3 pelo valor que vc quer. 1 é 100%. Veja aí se funciona. Eu sei que não é a solução ideal, mas você pode ir usando temporariamente até encontrar uma solução definitiva ou até resolverem o problema.

Ah, e você já testou alguma distro com outra interface, tipo o KDE Plasma, ou até mesmo o XFCE?

1 Curtida

Blz! Vou fazer uns testes, acabei instalando o Windows 10 e realmente funciona tudo… a única coisa que o Linux tem de diferente é o driver do touchpad melhor… mas vou tentar outra interface (KDE, XFCE) pq Cinnamon, Mate não rolou…

1 Curtida

Perguntei a Lenovo qual distro eles indicam e a resposta é:

"A versão garantimos a compatibilidade pois é mesma versão comercializada nesse modelo é o Satux.

Outras versões podem funcionar, mas apresentar algumas incompatibilidades que são resolvidas na maioria das vezes com a atualização do Kernel."

o Kernel eu atualizei em um dos teste para ultima versão estável no Ubuntu…
Esse Satux foi descontinuado certo? não achei nem site deles…