Eu comprei um Lenovo L340, mas não me atentei as questões de limitações (por parte da Lenovo) com Linux. Veio com Windows 10 home num i5-9300hf 8gb de ram e 1 tb de hd, logo coloquei um ssd nvme.
Esse note no Windows dá pra ajustar brilho da tela, configurar bateria, e a wifi fica no máximo (433mb/s adap qualcomm), porém no Pop, Mint, Zorin, e ubuntu nada disso funciona corretamente > Não tem ajuste de brilho, a rede wifi fica com link de 6mb/s (apesar de teste via terminal e no site fast da netflix está ok sempre passa de 100mb/s doideira)…
O que faço? tem alguma distro que funcione com este note? ou pra usar tais recursos terei que ficar no windows?
Vou tentar hoje o Fedora worstation 33…
Ajuda ai brothers não queria sair do Linux
Estranho o brilho dele não estar funcionando. Minha suposição é que você não deve ter instalado os drivers de vídeo prorpietários, ou ao menos não fez o switch do Nouveau para o Closed Source. Instala a ISO com os drivers da nvidia do Pop!_OS 20.10 e, assim que terminar a criação de usuário e etc, rode no terminal: sudo prime-select nvidia e reinicie o pc. Quanto a velocidade do Wi-Fi, eu suponho que é a falta de um driver para o adaptador wireless da qualcomm, o que é uma M no mundo Linux, infelizmente.
Se você preferir usar o Mint, tenha certeza de marcar a opção “Codecs multimídia” e, com a distro já instalada, vá até a opção de drivers adicionais e mande instalar o driver da nvidia, por fim abra o terminal e digite sudo prime-select nvidia e reinicie seu laptop.
Eu uso o Pop!_OS 20.04 LTS no Lenovo S145, Intel Core i7-8565U, 12GB de RAM, SSD 240GB, SSD 512GB M.2 NVMe, NVIDIA GeForce MX110.
Eu não tive esse problema de notação com a Wifi, mas você disse que ela está funcionando com a velocidade normal, a questão é só a marcação da velocidade do link. Eu não sei como resolver isso.
O meu tem ajuste de brilho nativo no painel.
No seu PC não aparece essa opção?
Tem duas extensões do GNOME que podem te ajudar no controle do brilho:
O Pop!_OS foi o primeiro que instalei (Iso com drivers nvidia). tentei esse comando no ubuntu agora mais acho que deve ser logo após a instalação (como você mesmo disse)
Então até aparece esse controle de brilho, porém tanto faz se deixo ele em 0 ou 100% não muda nada…
a wifi deve ser falta de driver dessa qualcomm nfa435a…
Vou ter que formatar mais uma vez então, pra ver se dá certo! Até publiquei na comunidade Lenovo a minha insatisfação, hoje ao meu ver todo hardware deveria ter suporte ao Linux ( as fabricantes deveriam vender com uma distribuição Linux e dá a opção de ter Windows… mas ainda preferem acordos com a Microsoft
Amigão, por mais que eu ame o pinguim, uso desde 2014, mas uma coisa é certa: Dinheiro fala mais alto. Money can buy many things. Even power
-Vladimir Makarov
Infelizmente, acho que vou ter que usar Windows com este notebook!
Já cansei de formatar, é a 5ª tentativa… não dá pra ficar usando com a tela no brilho máximo…
Eu vacilei em não ter feito estes teste com Linux nos 7 dias, pq já teria devolvido esse notebook
Tem um jeito de ajustar o brilho pelo terminal, com o comando xrandr --output DP-0 --brightness 0.3
Esse DP-0 é a saída de vídeo. Verifique se é esse mesmo o nome que está aparecendo lá, com o comando xrandr sozinho. Aí você troca esse 0.3 pelo valor que vc quer. 1 é 100%. Veja aí se funciona. Eu sei que não é a solução ideal, mas você pode ir usando temporariamente até encontrar uma solução definitiva ou até resolverem o problema.
Ah, e você já testou alguma distro com outra interface, tipo o KDE Plasma, ou até mesmo o XFCE?
Blz! Vou fazer uns testes, acabei instalando o Windows 10 e realmente funciona tudo… a única coisa que o Linux tem de diferente é o driver do touchpad melhor… mas vou tentar outra interface (KDE, XFCE) pq Cinnamon, Mate não rolou…
Estou com o mesmo problema. Antes de achar seu post cheguei a tentar diferentes versões do popOS e do Ubuntu, com diferentes drivers pra placa de vídeo.
Você conseguiu resolver o problema de alguma forma?
Então, eu acabei desistindo…
Tentei varias distros e nada, esse problema do brilho é muito chato e não tem como usar o note sempre com 100% de brilho. Hoje sigo no Windows 10 (por enquanto)…
Por favor, pesquise antes de qualquer alteração, principalmente ao adicionar parâmetros ao Kernel. Essa solução funcionou para mim, mas é prudente que você pesquise antes de realizar as mudanças.
Eu fiz algumas modificações no arquivo de configuração do Xorg também. Elas poderão ser estudas no site abaixo. Essas mudanças foram feitas para solucionar o problema que eu estava tendo com gráficos corrompidos.