Lenovo + Fedora

Redhat / Fedora trabalhando para trazer ThinkPad P1 Gen2, ThinkPad P53 e ThinkPad X1 Gen8 laptops com Fedora Workstation pré instalado:

Vídeo:

5 Curtidas

Muito bom, tomara que se concretize e se espalhe pelas linhas da Lenovo.

Ótima noticia, é com esse tipo de movimento que eu acho que pode fazer o número de usuários Linux aumentar de forma mais rápida, conseguir ter mais computadores no mercado com Linux pre instalado de uma grande fabricante como a Lenovo. Uma pena que esses modelos sejam caros, mas com o tempo pode chegar as linhas mais baratas da Lenovo.

1 Curtida

Tomara, porque comprei um Lenovo ontem, excelente configuração, mas á distro Linux que veio por padrão foi o Satux!!! Gente quem usa Satux? Acho que foi até descontinuado.

4 Curtidas

Dizem que esse Satux é uma distro br (talvez o motivo de escolherem isso?) mas na verdade ninguém sabe de qual mundo veio, nem site oficial se acha.

1 Curtida

Só formatar e ser feliz, aproveita e muda a tabela para gpt no processo, se for o mesmo satux que veio no meu, ainda baseado no debian Jessie e repositórios que não funcionavam, não perca nem tempo.
Se o modelo roda o satux você pode substituir pelo debian testing só escolhendo a iso com o firmware non-free por causa do wireless.
E qualquer outra distro vai rodar sem problemas.

1 Curtida

Fiz melhor meu amigo, troquei pelo Fedora 33. Que distro maravilhosa! Nunca pensei em usar o Fedora como minha Distro de produção, sempre tive medo pois pelo que já li sobre é tipo uma distro “cobaia” da Red Hat pra testar novas tecnologias e tals, além de cada versão só ter suporte por 6 meses. Mas como gostei tanto, to usando aqui! Vamos ver no que dá!

PS.: Se eu estiver falando besteira sobre a distro, me corrija, pois sei que você é o cara do Fedora. Vim do Ubuntu, usei ele desde 2007, mas não to muito satisfeito com o que tenho visto até aqui, e adoro novidades e novas tecnologias, coisa que o Fedora entrega.

1 Curtida

Eu só mencionei o debian pela questão do firmware-nonfree para a palca wireless no meu (normalmente todas outras distros rodarão sem problemas), quais são as especificações da máquina? só por curiosidade :slight_smile:

1 Curtida

AMD Ryzen 5, 8gb ram, Hdd 1tb, video integrado Radeon RX Vega 8

1 Curtida

Já tive “problemas”, é raro mas acontece. No entanto, pelo menos aqui não foi nada grave e a correção veio rapidinho. Na realidade tive esses problemas com aplicativos, nada grave. Eles atualizam algo e o aplicativo perde alguma função. É o tempo do aplicativo ser atualizado também ou corrigido. Em 1 ano lembro de 2 ocasiões agora, Ilnkscape e Firefox.

Hoje (10/11/2020) o sistema tá com bug ao plugar headset pra mim, mas já tem report sobre isso, correção deve vir em breve. E, apesar do sistema não reconhecer automaticamente é só ir nas configurações e selecionar manualmente.
Que me lembre é o primeiro bug no sistema de fato em 1 ano e meio mais ou menos.

1 Curtida

Meu medo é só esse. Gosto de ter o mínimo de problemas com meu SO. Mas se parar pra pensar, um sistema que é “vendido” como bom pra estações de trabalho empresariais e PCs domésticos, com certeza a equipe deve tomar todos os cuidados possíveis para evitar esses bugs. Acho que rola um preconceito com o Fedora por causa dessa entrega de tecnologia imediata, criando um mito de que ele é instável. Isso É minha opinião.

1 Curtida

É como eu disse, são raros os problemas. Duvido que outras distribuições não passem pelo mesmo, talvez o Debian não. Windows passa.

1 Curtida

Verdade, talvez o Debian não passe, mas em compensação é tudo com 3 versões atras dos demais. Não é a minha vibe. Windows com certeza acontece isso, mas aí ninguém reclama.

1 Curtida

Reclama, é que aqui é difícil, outro foco. Mas reclamam sim.

2 Curtidas

Já é bom vir com uma Distro de qualidade e se for mais barato que os notes dá System76 então, aí eu compro com certeza :wink::+1:

Meio bizarro a Lenovo colocar um “campo minado” num laptop de produção, mas ja que os celulares da lenovo ja não são aquela coisa… E arriscado falar da linha ThinkPad/ThinkCenter

campo minado?

Modo de falar
“Ambiente de testes da RHEL”

Pena que não dá só para colocar um emoji e escrever 20 caracteres, acho que quando entramos em um tópico é para colocar observações importantes sobre o assunto, quando não temos nada a acrescentar a melhor coisa a fazer é simplesmente ignorar o tópico e deixar os comentários inúteis guardadinhos a 7 chaves.

Enfim, um campo minado com desenvolvedores da red hat, cent os e a comunidade em conjunto o tornam bem mais confiável que muita distro LTS que existe por aí.

A base do fedora é sólida e pouca coisa do fedora que é novidade acaba chegando no rhel, o ciclo de desenvolvimento do fedora é continuo, não é para curiosos que não tem ideia de como isso funciona, que os pacotes mesmo antes de entrar em um repositório experimental passam por processos de QA, acho que comentar sobre algo que desconhecemos na prática é pura ignorância.

5 Curtidas

Firme e forte na máquina de produção que uso para estudar, programar, editar e contruir algumas custom ROMs Android.

3 Curtidas