Lembram do Unity do Ubuntu? Descubram a fonte de inspiração do Unity

Muitos vão dizer que a inspiração é o OS X da Apple, mas eu digo que em partes sim, mas na maior parte não.

A verdade é que as inspirações para o Unity vieram do Étoilé e do NextStep.

Site do Étoilé: Étoilé
Observem a dock no canto esquerdo da tela (entretanto mais parece com a Dock do Gnome).
Observem a barra superior, bem similar a do Unity (inclusive integrando os menus dos aplicativos).

Sobre o NextStep, há uma reimplementação opensource chamada OpenStep:
http://toastytech.com/guis/openstep.html
Observem a dock do Next/OpenStep. Agora mesclem com a dock do Étoilé. Temos a dock do Unity.

Vocês sabiam dessa curiosidade do Unity ter ideias vindas de tempos tão remotos quanto o NextStep, mescladas com um toque do Étoilé e outras ideias próprias?

7 curtidas

Quem é usuário Linux das antigas vai lembrar do WindowMaker. Era feito por um brasileiro e baseado no GnuStep e rodava bem em computadores velhos para época (estamos falando do início dos anos 2000, e eu rodava ele em um 486 100Mhz). Pra minha surpresa, o projeto ainda existe, mas a “arte” da intergace gráfica está bem datada.
WindowMaker
Quanto ao Unity, legal saber das fontes de inspiração dele, mas sempre o evitei, e não foi nem pelo design, que até achava legal, mas era um ambiente que era extremamente pesado sem a menor razão de sê-lo.

1 curtida

O Window Maker é excelente para computadores com poucos recursos, dá pra fazer milagre usando-o e selecionando programas mais leves que os padrões da maioria das distribuições.

1 curtida

Pelo que lí o Unity foi um avanço do projeto Ubuntu Netbook Remix. Canonical achou o projeto tão interessante e trazia um visual particular ao sistema, que adquiriram o projeto e o evoluíram para o Unity.

1 curtida

O Ubuntu Netbook Remix era apenas o Gnome 2, sem o Nautilus gerenciando o desktop e com um aplicativo feito em Python que era esse menu de tela cheia aí. O menu do Unity foi inspirado no menu do Ubuntu Netbook Remix, mas nada além disso.

1 curtida

Que nostalgia, lembro de ter baixado parar um notebook, não era tão leve quanto imaginava.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.