bom dia eu queria saber so no linox tabem acontece o tipico bug de 100% de usso do disco rigido, já a bastante tempo que esse problema me chatei aqui no Windows e caso seja menos frequente ai no linux eu provavel-mete ir começa a usa-lo. Obrigado
Disco 100% pode ter diversas causas. De defeito no disco, bug no Chrome (sim acontece) e claro, problema do sistema. É importante diferenciar porque podem ser diversas causas, mas a internet é o mundo da informação e onde as lendas se perpetuam.
Então te diria assim, depende da causa do uso 100% de disco o Linux não vai resolver.
Portanto ao menos faça os testes adequadamente e siga EM ORDEM as instruções:
Só um adendo, sempre que computador de amigo ou parente aparece e vou dar uma olhada, até agora não foi o Windows e sim algum software malicioso, instalado com ou sem autorização do usuário, ou era defeito no HD.
Nenhuma distro sofre com esse bug do Windows 10.
Se for problema do HD não vai interessar o sistema que instalar. Por isso recomendei os testes e os passos pra diagnosticar corretamente e parar de propagar lendas.
Vantagem pro Linux não precisar usar crack ou ativador e cagar o sistema achando que está sendo esperto.
Pode ser pouca memoraria ram, com isso o sistema fica usando muito a memoria virtual levando o hd a 100% de uso
Esse problema também acontece no Linux só é menos comum, mas de fato não é impossível. Geralmente os principais culpados são, como no Windows, serviços de fundo abusando do disco… (sincronizadores com a nuvem, antivirus, scanners, telemetria, etc)
Falhas de hardware podem gerar isso mas não são os culpados, estes defeitos geralmente resultam em corrupção, inanição ou spam de IO. O programa deve saber lidar com estas exceções e deve ou morrer, ou “dormir” esperando o IO, preferencialmente com um timeout. Isso pode levar a 100% de uso da CPU ou o que chamamos de deadlock, em que o programa dorme para sempre sem responder, nestas condições significa que o software foi mal desenvolvido.
Geralmente nas distros quando isso ocorre, é algum indexador de arquivos usando mais recursos do que deveria, ou mal projetado, com os problemas mencionados acima. Já que quase a totalidade das distros não tem scanners de spyware, antivirus nem telemetria com memória persistente essa questão pode ser excluída. Mais raramente pode ser bug ou em servidores de banco de dados ou no sistema de arquivo, em features muito recentes que mais se resumem a usos nichados.
Porblema rezolvido tenho 1hd estragado , um ssd meio zuado , e o outro disco é apenas de 5200 rpm foi só dezatuvar umas coisas do Windows e ficou bom obrigado