Leitor de Digital Synaptics (06cb:00a2) no ThinkPad E480 - Pop!_OS

Olá, pessoal!
Estou configurando meu Lenovo ThinkPad E480 com Pop!_OS e estou tendo dificuldades para fazer o leitor de impressão digital funcionar. Sei que esse modelo específico da Synaptics costuma ser problemático no Linux, mas gostaria de saber se alguém já conseguiu contornar.
Hardware e Sistema:

• Modelo: Lenovo ThinkPad E480
  • Leitor (lsusb): Bus 001 Device 009: ID 06cb:00a2 Synaptics, Inc. Metallica MOH Touch Fingerprint Reader
    O Problema:
    O sistema reconhece o dispositivo no USB (lsusb), mas o fprintd não consegue acessá-lo.
    Ao tentar cadastrar pelo terminal:
$ fprintd-enroll
Impossible to enroll: GDBus.Error:net.reactivated.Fprint.Error.NoSuchDevice: No devices available

O que já tentei:

1. Instalação padrão (sudo apt install fprintd libpam-fprintd).
  2. Tentei instalar o driver alternativo via PPA ppa:uunicorn/open-fprintd e o pacote python3-validity.
  3. Tentei reiniciar o serviço (systemctl restart python3-validity), mas o erro de “No devices available” persiste.
    Encontrei alguns tutoriais antigos sugerindo editar o sources.list trocando o codename da distro (“noble” para “kinetic”), mas fiquei com receio de quebrar as dependências do Pop!_OS.
    Alguém com esse chipset 06cb:00a2 conseguiu fazer funcionar nas versões mais recentes do Kernel/Ubuntu? Existe algum passo extra de firmware que estou esquecendo?
    Agradeço qualquer ajuda!

Pelo que vi, aparentemente o libfprint não tem suporte pra ele ainda?

Existem projetos pra tentar adicionar suporte pra esse sensor, mas não parece muito concreto ainda.

Resumindo, não tem uma solução simples e pronta por enquanto devido a falta de suporte da Lenovo.

O máximo que daria pra fazer (com muito trabalho e quebrando a cabeça) e fuçar nos comentários desse repositório: