Lei Geral de proteção de dados Vs Telemarketing?

Com a LGPD como fica as ligações de telemarketing?
As empresas de telemarketing podem ligar no meu celular oferecendo serviços? Pois recebo ligações no meu celular de empresas que nem conheço e que nunca fiz nenhum cadastro. Então como essas empresas tem acesso ao meu número de celular?

Exemplo recebi umas ligações de uma empresa oferecendo curso de pos-graduação. Mas nunca forneci meu celular para essa empresa.

Mesma coisa com spam no email. Esses dias estava recebendo email de veterinário de cavalo e nem sequer tenho pet.

Se recebermos ligações no celular ou spam no email. É certo entrar na justiça contra essas empresas, qual é o entendimento da LGPD sobre esse assunto?
Alguém que tem contato com advogado poderia esclarecer sobre esse tema?

2 curtidas

Interessante, então eu posso pedir a eliminação dos meus dados do BD da empresa!

Portanto, ao receber uma ligação telefônica, o titular tem os direitos de pedir e de ser informado sobre quais são os seus dados pessoais mantidos pela empresa de telemarketing e, a partir disso, pedir a sua retificação ou complementação. Além disso, tem o direito de saber qual é a base legal utilizada para a empresa de telemarketing realizar o tratamento de seus dados pessoais. Caso seja alguma diferente do consentimento, pode pedir a anonimização (se for possível), o bloqueio ou a eliminação dos dados desnecessários, excessivos (ou seja, que extrapolarem a finalidade do tratamento) ou tratados sem a observância das normas da LGPD. Se for o seu consentimento, também pode revogá-lo (fazendo cessar o uso dos seus dados) e pedir a eliminação total de seus dados pessoais dos bancos de dados da empresa.

No plano da teoria, a lei é linda e perfeita.
Quero ver na prática como isto se processará.