Led ligado em tempo integral

Instalei dois M.2, um nvme de 512GB com sistema operacional e um SSD/SATA de 128GB para backup do TimeShift (pela eficiência e performance). Além disso tenho um HD SATA mecânico de 2TB.

O que percebi desde a instalação dos mesmos é que o LED que indica atividade das unidades de armazenamento fica ligado em tempo integral. Não é como nos HDs que pisca nos momentos de acesso (leitura/gravação).

Por isso gostaria de saber quem tem um M.2 (nvme ou SATA mesmo) se ocorre a mesma situação ou seria alguma coisa que teria que ajustar nas configurações?

Meu SO> Mint 20.2 Cinnamon x64 - kernel 5.4.0-90.

1 curtida

Algum processo está realizando alguma leitura em alguma das unidades de disco, esse comportamento não é normal. Acesso o Monitor de Recursos e verifique qual é o processo que está escrevendo no disco.

Ou através do terminal com o pacote iotop.

Pois é… aparentemente, está tudo normal, por isso penso que é apenas hardware, por alguma razão que ainda não descobri.

Imagens - monitor de processos e htop:




Como você cita que uma das unidades está destinada ao Timeshift, pare o funcionamento dele e verifique se o problema ainda ocorre. Vejo que você usa o Linux Mint, através do app Discos, verifique como ficou os pontos de montagem desses novos discos.

Uma possibilidade mais remota seria se você por acaso teria mexido nos conectores do painel frontal (apesar de que só há um Power LED)?

Opa!
Pois é… não tenho nada do timeshift no cron e a programação dele é 1 backup diário (mantém os últimos) e 1 semanal (mantendo apenas o último).
E os LEDs estão na posição correta da placa-mãe, embora eu tenha montado o PC, as referências todas estão corretas e conforme o manual da placa-mãe.
Mas enfim, pensei ser algo específico com o NVME, pois quando tinha o SSD e dois HDs mecânicos, o LED piscava nos acessos. Ficaram fixos após a instalação do nvme.

Estranho. Se tiver alguma configuração, fica na firmware da placa mãe. Na minha tem opção pra luz de “ligado” que eu deixei “on” mas fica piscando aleatoriamente! kkkk