LDAP - PC doméstico "filho único" precisa disso?

LDAP parece uma daquelas coisas facílimas de entender, depois que você já entende tudo.

Por que usar LDAP?

LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um padrão da Internet que fornece acesso às informações de diferentes sistemas e aplicativos de computador. … A autenticação LDAP também permite que os usuários tenham um único logon e senha para acessar uma série de aplicativos diferentes.

Ou então:

Considere por exemplo uma rede de uma empresa. Já imaginou onde são guardadas as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações?

Numa rede bem estruturada, existe normalmente um serviço LDAP que mantém toda essa informação e ainda permite a autenticação de utilizadores.

Melhor ainda:

O LDAP é basicamente um sistema de diretórios que engloba o diretório em si (a DIT) e um protocolo também denominado LDAP* (LightWeight Directory Access Protocol - Protocolo leve de acesso a diretórios), que é o protocolo que permite o acesso à DIT

Ou melhor:

Lightweight Directory Access Protocol, mais conhecido como LDAP, é um protocolo de aplicação aberto, livre de fornecedor e padrão de indústria para acessar e manter serviços de informação de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP).

Serviços de diretório desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações intranet e Internet permitindo o compartilhamento de informações sobre usuários, sistemas, redes, serviços e aplicações através da rede. Como exemplos, serviços de diretório podem fornecer qualquer conjunto de registros organizado, geralmente com uma estrutura hierárquica, como um diretório de e-mail corporativo. Da mesma forma, uma lista telefônica (diretório de telefones) é uma lista de assinantes com um endereço e um número de telefone. Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores. O LDAP foi criado como uma alternativa ao Directory Access Protocol (DAP).

A única coisa que não consigo encontrar é:

─ “Será que um PC doméstico isolado precisa disso”?

“Isolado”, digo, sem outros computadores na mesma casa. ─ Claro que uso internet, mas não para abrir meus discos ao universo.

2 curtidas