Latte-dock perdeu transparência após reboot forçado

Pessoal,

Após uma reinicialização forçada, a latte-dock não tem mais a opção de mostrar a dock e transparente. A barra superior também perdeu a transparência.

Indo nas configurações da latte-dock, a parte de transparência está desabilitada e não consigo habilitar. Alguém tem alguma dica de como resolver?

Obrigado.

1 Curtida

Será que poderia ser algo com os drivers da placa de vídeo? No Gnome tem a opção de escolher entre o driver proprietário ou não. Da uma olhada ae se tem algum detalhe semelhante.

Eu vi e está tudo certo quanto ao driver de vídeo. Está a mesma coisa que era antes, o driver da AMD, livre.

Quando o KDE Plasma perde acesso repentinamente à placa gráfica, ele supõe que a causa da falha foi o compositor, que permite efeitos como transparência e companhia (e, evidentemente, constantemente usa a placa gráfica para isso). Para evitar mais transtornos, ele é desativado no boot seguinte (no seu caso, claramente não foi ele o culpado).

Em Hardware → Tela e Monitor → Compositor, deve aparecer o seguinte aviso:

Reabilite a detecção do OpenGL, e aperte Alt+Shift+F12 para restaurar o compositor (e os efeitos).

Isso também deve resolver a questão da falta de transparência de janelas e outros efeitos gráficos no resto do KDE.

2 Curtidas

Foi exatamente isso, @Capezotte

Uma dúvida: isso é um bug? No Gnome( apenas comparando para entender) ocorria algumas forçadas e não acontecia do ambiente gráfico ficar “bugado”.

1 Curtida

Não é um bug no sentido do programa estar se comportando de forma inesperada, e sim um papercut (padrão não ser a escolha melhor).

Não sei muito das “internals” do GNOME, mas quando ocorre algo assim ele provavelmente ou finge que nada aconteceu e continua, ou automaticamente cai para o modo “só-CPU”. Já o KDE prefere desligar todos os efeitos da área de trabalho até o usuário confirmar manualmente que a causa da falha foi embora.

2 Curtidas