Latte Dock com lentidão "extrema"

O problema

Olá pessoal.
Após um tempo longe do Linux, retornei ao meu querido KDE e agora no Debian Testing, tudo maravilhoso até aqui, porém surgiu um problema cujo qual eu ainda não encontrei solução.
A latte dock está com animações e comportamento totalmente lentos e “atrasados”, algo que eu nunca tinha visto ocorrer antes com a mesma. Alguém já passou por isso e conseguiu resolver?

Especificações

• Debian Testing
  • Plasma 5.17.5
  • QT 5.14.2
  • Latte Dock 0.9.11

Difícil entender o que seria lento ou atrasados… Se for demora para responder, compare com o tempo de resposta usando atalhos do menu padrão do seu sistema. Digo isso pq vc pode ter mexido nas configurações do late e deixado animações lentas/longas. Restaure as configurações padrão. Outro porém, é sua vga, ela pode não ter o desempenho necessário para efeitos que vc está usando.

Verifiquei os tempos de animação, coloquei no mínimo, não há alteração alguma.
Sobre a VGA, já utilizei essa mesma versão da dock e do Plasma neste PC e não tive problemas antes, não é uma RTX, mas uma HD Graphics ao menos deve dar conta desses efeitos.
A lentidão extrema que eu me refiro é as animações levarem muito tempo para ocorrer, mesmo que eu tenha setado algo bem rápido, sem contar que por padrão as animações são rápidas também.
Quanto ao “atraso”, eu em refiro ao fato de clicar em um app para abrir e o mesmo demorar, sendo que abrindo pela barra de tarefas “padrão” do Plasma o tempo é bem menor

tente desinstalar o latte e tmbm apagar a pasta .config/latte dentro da pasta do seu usuário e reinstale para ver se terá problemas.

1 curtida

Testa desativar as dicas dos nomes dos apps quanto fica com o cursor sobre o ícone, percebi que isso usa um certo processamento pq uso wallpaper animado e sempre dava travada quando passava o cursor, desativei e ficou 100%.

1 curtida

as versões de repositório da latte são horriveis, usa a versão do git, tá infinitamente melhor

2 curtidas

Queria aproveitar o tópico e perguntar se alguém sabe como aumentar o atraso para aparecer a dica (tooltip) do Latte Dock?

Notei que é praticamente instantâneo, e só achei opção de desativar nas configurações.

Realmente, pegar direto do repositório GIT é melhor, geralmente um checkout da última release tag é garantia de nenhum problema, o que costuma dar problema no Latte Dock geralmente são as sombras, widgets, app bouncing e Zoom, testaria desativando essas coisas. Tirando isso, eu investigaria:

1. Comportamento de CPU/RAM do Latte, Kwin, xorg ao interagir com o git.
  2. Configurações do compositor.
  3. especialmente o widget de System Try ele costuma ser o widget mais pesado.

https://userbase.kde.org/LatteDock/TipsAndTricks#Can_I_change_the_preview_delay_in_the_Latte_task_manager.3F

Uma tradução rápida:

Você vai ter de alterar o arquivo de layout:

1. Feche o Latte.
  2. Abra o arquivo ~/.config/latte.
  3. Tente encontrar as configurações do seu Latte Plasmoid plugin. Uma forma rápida de fazer isso é procurar por isInLatteDock=true
  4. A linha seguinte define o delay para 150ms. Tenha em mente que este é o menor valor que pode ser definido que trabalha.corretamente.
  5. Abra o Latte.

ex.

[Containments][13][Applets][68][Configuration][General] 
isInLatteDock=true 
previewsDelay=150
1 curtida

Eu tentei fazer mas não obtive sucesso, mas de qualquer maneira muitíssimo obrigado, já sei onde procurar mexer da próxima vez.