Largura da coluna no gerenciador de arquivos

Boa dia a todos!

Tenho um notebook Acer com Linux Gutta de fábric -que deve ser um derivado do Debian, pelo jeito.
Funciona muito bem, mas um detalhe me incomoda muito faz tempo e não consigo resolver:

Sempre quando abro uma janela do gerenciador de arquivos a primeira coluna é a do nome dos arquivos e pastas ali contidas. Essa coluna sempre está com espessura mínima e eu tenho que alargar para ler os nomes. Se eu abrir uma pasta que está ali, abre outra janela daquela pasta e novamente os arquivos estão ilegíveis devido à coluna estreita e daí vai.

Isso é terrível, pois se eu quiser fazer um caminho grande,preciso abrir as pastas e alargar todas as vezes as colunas. Exemplo: documentos (alarga a coluna do nome) > docs pessoais (alarga a coluna do nome) > edu (alarga a coluna do nome) > escaneados (alarga a coluna do nome) > ufaaa… é terrível… rssss

Alguém me ajuda, por favor!!

Precisaríamos de mais alguma informação sobre o ambiente de área de trabalho (DE) e sobre o gerenciador de arquivos. – Clique em “Ajuda >> Sobre” e poste aqui uma captura.

Se o Menu tiver alguma coisa parecida com “Informações do Sistema”, talvez ajude, também.

Googlei “Gutta Linux” e não consegui descobrir que distro é essa. – Aparece muito “Acer”, mas nada sobre a distro propriamente dita (site, forum), e sobre qual ambiente (DE) utiliza.

No Dolphin (KDE), a solução seria fácil. Porém não tenho experiência com os gerenciadores do Gnome, MATE, Cinnamon, Xfce etc.

Obrigado, amigo!

Segue print.

Observe que no fundo da imagem a coluna com os nomes dos arquivos estava larga porque eu puxei manualmente.

Encontrei que essa “gutta os smart software” é, na verdade, a chinesa “UnionTech OS” (Huawei) (ver aqui), e que o ambiente de área de trabalho é o Deepin (DDE).

Existe esse Forum sobre a distro Deepin.

Encontrei esta página sobre o gerenciador de arquivos, mas o conteúdo é quase nulo.

Encontrei alguns colegas falando dele aqui no Forum. E mais este tópico. Bom, a essa altura, o melhor é pesquisar pelo mecanismo de busca aqui do Forum.

Nada disso resolve seu problema específico (não vi citações sobre ele), mas já permite focar melhor as buscas.

Então, sobre o Union Tech e Deepin já havia visto informações.

Mas estava interessado em saber se não haveria uma maneira de editar (como no Windows via registro) e resolver de uma vez por todas. Mesmo que fosse na marra, em código, sei lá…

Obrigado pela força!!

Pessoal, bom dia a todos!

Nunca ninguém passou por isso e precisou resolver?
Fui o premiado?

Existe um modo de editar, mesmo que avançado?
(tipo no windows via registro, algo assim, que resolva?)

Bom dia, Eduardo

Se tivesse falado, teria nos ajudado a ajudá-lo!

Sempre que procurar no Google, ou solicitar ajuda em qualquer Fórum, suas chances aumentarão bastante, se você indicar que o “Ambiente de área de trabalho” (DE) é o Deepin – pois cada “Desktop Environment” (DE) tem seu próprio Gerenciador de arquivos.

Você também poderia ter adicionado 2 palavras-chave à sua postagem: “Deepin” e “DDE” – pois isto chamaria a atenção dos colegas que usam (ou já usaram) essa interface (DE).

(Acho que a maioria dos colegas usam Gnome, KDE, Xfce etc. – e pouquíssimos usam o DDE, que significa Deepin Desktop Environment).

Um exemplo de palavras-chave. – Veja que o colega colocou “Satux” e “Keep-OS”:

Citar que o “Gutta” baseia-se no Debian também é importante! – mas é pouco. – Neste caso, não ajuda muito, pois o assunto se relaciona ao DE, e não ao OS propriamente dito.

Ao pesquisar de novo (agora), procurei as seguintes palavras-chave:

deepin filemanager, “column width”

Costumo procurar palavras-chave em inglês, para aumentar as chances de encontrar uma solução. – Se houver alguma página em português, o Google costuma incluir nos resultados, mas devemos lembrar que há muito mais páginas no mundo inteiro, do que as do Brasil e Portugal.

Usar aspas em “column width” indica ao Google que os resultados devem incluir esse item.

Encontrei poucos resultados (menos de 40), pois como disse, o DDE é pouco utilizado – mas logo de início apareceram algumas postagens de Novembro 2018 sobre as novidades de uma “nova versão” do DDE:

Adicionado: clique duas vezes na linha de divisão entre as duas colunas na exibição de lista para ajustar automaticamente a largura da coluna;

Faça uma tentativa, para vermos se resolve.

(Não tenho como testar, pois uso KDE, cujo Gerenciador de arquivos é o Dolphin – totalmente diferente).

Para ter uma ideia mais ampla do “ambiente” DDE, procure ler alguns artigos sobre o sistema operacional Deepin:

Também existem outros SO que usam a interface DDE – mas são poucos (o Distrowatch só lista 4 SOs) – e o Deepin continua sendo o principal:

Essas coisas não são “cultura inútil”! – Tudo isso pode trazer conhecimentos úteis – e será útil sempre que você precisar solicitar ajuda em algum Fórum – dando aos colegas uma informação precisa sobre o seu SO e o seu DE.

1 curtida

frc_kde

muito obrigado pela atenção e paciência de explicar os detalhes.
Não trabalho com isso e confesso que acabo esquecendo muito fácil das coisas (deve ser a idade chegando… kkk).

Mais tarde farei a leitura novamente e tentarei as intervenções sugeridas.

Grato de verdade!!

1 curtida