Lançamento | Endless OS 3.8.6

3 Curtidas

O Endless parece ser uma distro bem diferente do que temos por ai, qualquer dia só testando. Eu vejo essa distro com excelentes olhos para projetos sociais por exemplo ou como uma ferramenta de inclusão digital de um modo geral.

2 Curtidas

Essa é uma distro que eu diria ter uma grande NECESSIDADE de exploração.

Já temos tecnologia suficiente para fabricar mini-computadores a um custo baixíssimo, aliando ao Endless, poderia nascer um ótimo projeto do governo de educação e inclusão digital para comunidades de baixa renda. Tem-se a faca e o queijo na mão… o que não tem, infelizmente, é vontade politica e visão social.

1 Curtida

O Endless sofre da Síndrome da Distribuição Linux Revolucionária, tem um propósito nobre mas por decisões ruins dos desenvolvedores/equipe de marketing ela se torna inviável em 90% do público alvo, do que adianta ser um projeto de inclusão social se você precisa de um hardware mais caro que a maioria das pessoas que não estão incluídas digitalmente pode pagar, e as poucas que podem comprar um hardware que comporta o sistema bem não podem usar porque compartilham o computador com pessoas que não podem usar o sistema por limitações impostas pelos devs? O Endless requer um hardware moderno e qualquer tentativa governamental pra conseguir hardware que comporte bem o Endless se feito hoje, levará no mínimo 4 anos, sabe os PCs das escolas hoje? Eles foram comprados quando os Sistemas requeriam 1/4 do que os sistemas atuais requerem, o mesmo aconteceria hoje, ou seja, a distribuição precisa olhar tanto pra hardware fraco quanto no minimo 10 anos de idade e o Endless não cumpre nenhuma das duas

2 Curtidas

Não havia analisado por esse lado…
Pois de fato, eu cheguei a instalar o Endless no notebook antigo do meu irmão, mas sofria demais pra abrir uma simples janela. De fato, não sei em que realidade a equipe de devs estão se baseando pra usar o mote de “inclusão digital”.

Triste realidade: objetivo nobre, péssimo planejamento.

A distro realmente tem um propósito louvável, mas realmente eu não achei ela responsiva, a máquina que testei tinha alguns engasgos quando eu navegava entre as janelas do sistema.