Lançamento | Endless OS 3.6.3

5 Curtidas

Não tem outro lugar gratuito pra isso então… os vídeos da home page https://endlessos.com/ não funcionam

Aqui ta rodando de boas, vc ta usando qual browser?

Leandro, vc que está sempre envolvido com a comunidade Endless, saberia me dizer se existe alguma possibilidade de “desbloquear o sistema”, digamos assim. Eu gostaria de usar ele, mas a falta de alguns softwares faz com que ele nao se encaixe muito bem no meu workflow.

2 Curtidas

Pra usuários casuais, ele vai super bem, mas pra criação de conteúdo, realmente, faltam apps, um suporte mais amplo nesse sentido seria ótimo.

1 Curtida

Em nenhum, Firefox, chrome, independente de sistema operacional o vídeo foi removido do YouTube

@Natanael.755 Aqui também abriu de boas. Tô usando o Firefox

Vou instalar para o meu filho. Gostei da proposta educacional.

Sim, mas não oficialmente, eu cheguei a fezer diversos tutoriais tanto em texto quanto em vídeo mostrando como “hackear” o endless os, mas os desenvedores da endless fizeram de tudo pra me derrubar, mas atualmente eu não tô ligando pra isso, prefiro resolver o problema dos usuários:

Tem basicamente 5 jeitos de instalar programas sem ser flatpak no endless, como os devs não querem que o usuário possa fazer isso não dá pra afixar na tela inicial:

  • AppImage direto,você pode baixar e executar que a maioria vai funcionar, requer 0 de conhecimento técnico mas precisa que alguém tenha feito um AppImage do programa,como tem mais de 1000 programas nesse formato é quase certeza que o software vai estar AppImage

  • pkg2appimage,assim você consegue gerar appimages que não estão disponíveis no formato AppImage, tem mais de 600 receitas (considerando as extra oficiais), requer um pouco de conhecimento técnico já que envolve o terminal e requer conhecimento técnico mediano se quiser fazer suas próprias receitas

  • Via .deb, é possível destravar o sistema assim:

sudo ostree admin unlock --hotfix

Vale lembrar que se fizer isso pra atualizar o sistema é preciso reverter, isso é feito escolhendo a versão original no grub, ao reverter você perde as modificações

  • Instalando snaps, seguindo o comando anterior é possível instalar o snapd (é preciso baixar todas as dependências, já que ele não está nos repositórios da endless)

  • Usando chroot, método alternativo a destravar o ostree é possível carregar qualquer distribuição Linux não ostree dentro do endless,similar ao que o Windows faz com o WSL

2 Curtidas

Via Android:

O site abre, o vídeo não

É verdade mesmo. O primeiro vídeo não abriu. Só o segundo vídeo.

humm, vou testar qualquer hora. Eu gosto da ideia do projeto, mas ela poderia ser mais do que é se focasse um pouco mais no lado desktop não tão de entrada.

1 Curtida

Você parece ter boas intenções de ajudar as pessoas, Natanael, mas acho que essa atitude de “nós x eles” cria mais problemas do que resolve :frowning:

Essa eu fiquei bastante curioso, de verdade. Onde aconteceu isso? Quem falou com você?

Pelo amor dos deuses, não sugira isso, rapaz.

admin unlock é uma opção para desenvolvimento, o sistema pode quebrar e o rollback não vai ser capaz de reverter, dependendo do que for feito.

Além disso, desbloquear o dessa forma vai quebrar o atualizador do Endless OS com um deploy que não existe.

Se você tiver dúvidas técnicas sobre o Endless OS, pode perguntar para mim. Reativei os emails desse fórum, vou tentar responder a tempo.

2 Curtidas

Concordo com você

Nos meios onde eu publiquei, YouTube, página do Facebook, fóruns…

Expor publicamente as pessoas pode ser problemático, além de que algumas mensagens não tem identificação de quem mandou apenas o perfil verificado da endless

De fato isso pode quebrar o sistema,mas poderia me explicar o motivo de não ser possível fazer o rollback? Ela até onde eu li na documentação e testei ela cria um um clone do deploy atual e uma entrada no grub pro deploy original, não bastaria escolher o deploy antigo pra restaurar? Ou tem um limite? Mesmo instalando o KDE Plasma foi possível reverter

Grato pela resposta, eu realmente queria entender os limites do ostree nesse ponto

A maioria dos arquivos fora da $HOME é gerenciado pelo OSTree, mas os arquivos em /etc não são completamente. Quando atualizado, o OSTree faz o 3-way merge do /usr/etc e /etc, então se você instalar, por exemplo, um .deb que exclui algum arquivo /etc/xdg/autostart, já. Reverter o sistema não faz o merge desse diretório, e mesmo se fizesse, o que foi modificado pode dar um conflito, e você está com um sistema quebrado.

1 Curtida

Ah sim, compreendi, então no caso usando um wrapper protegendo esses diretórios poderia resolver ou entendi errado?

O modo mais seguro e fácil de “desbloquear” o sistema é usando o toolbox. É o que a gente usa no desenvolvimento do sistema operacional. É basicamente containers sem root, e dá pra instalar basicamente qualquer arquivo .deb sem comprometer o sistema hospedeiro. Normalmente faço o seguinte:

$ toolbox create -i registry.endlessm-sf.com/eos-toolbox:latest -c [nome do programa]
$ toolbox enter -c [nome do programa]
$ sudo dpkg -i [nome do programa].deb
$ /usr/bin/[nome do programa]

5 Curtidas

Desculpa incomodar mas não funciona, pelo menos assim:

toolbox create -i registry.endlessm-sf.com/eos-toolbox:latest 1 -c leafpad

Me retorna isso:

Image required to create toolbox container.
Download registry.endlessm-sf.com/eos-toolbox:latest (500MB)? [y/N]: y
toolbox: failed to pull base image registry.endlessm-sf.com/eos-toolbox:latest

Como o verbose ativo deu isso

Curiosamente se omitir registry.endlessm-sf.com/eos-toolbox:latest ele baixa uma imagem do Fedora através do “registry.fedoraproject.org” que é ativo (retorna 200) e funciona tranquilo, já “registry.endlessm-sf.com” não existe (retorna 000)

Novamente peço desculpas por incomodar


Apesar de aparentemente não ter relação com o OS no meu PC a versão do Endless OS utilizada foi a 3.6.3