O Plasma 6 atinge seu ritmo com a versão 6.1. Embora o Plasma 6.0 tenha como objetivo corrigir a migração para as estruturas subjacentes do Qt 6 (e que trabalho enorme foi esse), o 6.1 é onde os desenvolvedores começam a implementar os recursos que levarão seu desktop a um novo nível.
Nesta versão, você encontrará recursos que vão muito além de mudanças sutis em temas e ajustes em animações (embora existam muitos deles também), à medida que você se aprofunda na interação com desktops em máquinas remotas, torna-se mais produtivo com inúmeras melhorias de usabilidade e acessibilidade. e descubra personalizações que afetarão até o hardware do seu computador.
Esses recursos e muito mais estão sendo integrados diretamente na versão Wayland do Plasma, evitando a necessidade de software de terceiros e extensões hacky exigidas por soluções semelhantes implementadas no X.
As coisas só ficarão mais interessantes a partir daqui. Enquanto isso, aproveite o que chegará à sua área de trabalho na próxima atualização.
O que há de novo
Acesse desktops Plasma remotos
Um dos recursos mais espetaculares (e úteis) adicionados ao Plasma 6.1 é que agora você pode iniciar uma área de trabalho remota diretamente do aplicativo Configurações do Sistema . Isso significa que se você é um administrador de sistema que precisa solucionar problemas nas máquinas dos usuários ou simplesmente precisa trabalhar em um computador habilitado para Plasma que está fora de alcance, configurar uma conexão está a apenas alguns cliques de distância.
Uma vez ativado, você pode se conectar à área de trabalho remota usando um cliente como o KRDC . Você verá a área de trabalho Plasma da máquina remota em uma janela e poderá interagir com ela a partir do seu próprio computador.
Personalização feita (mais) Visual
Todos nós adoramos personalizar nossos desktops Plasma, não é? Uma das maneiras mais rápidas de fazer isso é entrar no modo de edição do Plasma (clique com o botão direito em qualquer lugar do plano de fundo da área de trabalho e selecione Entrar no modo de edição no menu).
Na versão 6.1, o aspecto visual do Modo de Edição foi reformulado e agora você verá uma animação elegante ao ativá-lo. Toda a área de trabalho diminui suavemente, proporcionando uma melhor visão geral do que está acontecendo e permitindo que você faça alterações com facilidade.
Aplicativos persistentes
O Plasma 6.1 no Wayland agora tem um recurso que “lembra” o que você estava fazendo na sua última sessão, como aconteceu no X11. Embora isso ainda esteja em andamento, se você fizer logoff e desligar seu computador com uma dúzia de janelas abertas, o Plasma irá abri-las para você na próxima vez que você ligar sua área de trabalho, tornando mais rápido e fácil voltar ao que você estava fazendo. estava fazendo.
Sincronize os LEDs coloridos do seu teclado
Não seria um novo lançamento do Plasma sem pelo menos um recurso sofisticado de personalização estética. Desta vez, no entanto, damos a você o poder de ir além da tela, até o teclado, já que agora você pode sincronizar as cores do LED das teclas para combinar com a cor de destaque da sua área de trabalho.
O aprimoramento definitivo para o usuário preocupado com a moda.
Observe que esse recurso não funcionará em teclados não suportados – o suporte para teclados adicionais está a caminho!
E tudo isso também…
- Simplificamos as opções que você vê ao tentar sair do Plasma, reduzindo o número de opções confusas. Por exemplo, quando você pressiona Shutdown , o Plasma lista apenas Shutdown e Cancel , não todas as opções de energia.
- O Screen Locking oferece a opção de configurá-lo para se comportar como um protetor de tela tradicional, já que você pode optar por não solicitar uma senha para desbloqueá-lo.
- Duas alterações de acessibilidade visual facilitam o uso do cursor no Plasma 6.1:
- Shake Cursor faz o cursor crescer quando você o “agita”. Isso ajuda a localizar aquela pequena seta em suas telas grandes e desordenadas quando você a perde entre todas aquelas janelas.
- Edge Barrier é útil se você tiver uma configuração de vários monitores e quiser acessar coisas na borda do seu monitor. A “barreira” é uma área fixa para o cursor perto da borda entre as telas e torna mais fácil clicar nas coisas (se é isso que você deseja fazer), em vez de ter o cursor deslizando para a próxima tela.
- Duas grandes inovações do Wayland irão melhorar muito a sua experiência com o Plasma:
- O Explicit Sync elimina oscilações e falhas tradicionalmente experimentadas pelos usuários da NVidia.
- O suporte a buffer triplo no Wayland torna as animações e a renderização da tela mais suaves.
…e há muito mais acontecendo. Para ver a lista completa de mudanças, confira o changelog do Plasma 6.1 .
Fonte: Plasma 6.1 - KDE Community