Lançado o Plasma 5.23, conheça as novidades! (25th Anniversary Edition)

Plasma - 25th Anniversary Edition traz novos visuais, recursos e aprimoramentos para o desktop clássico gratuito.

Desta vez, o Plasma renova seu visual, além de um novo wallpaper, um refrescante tema atualizado: Breeze - Blue Ocean. O novo tema Breeze torna os aplicativos e ferramentas do KDE não apenas mais atraentes, mas também fáceis de usar no desktop, smartphone e tablet.

Além de aparência, no 25AE você pode esperar por velocidade extra, maior confiabilidade e novos recursos no inicializador de aplicativos, gerenciador de software, na implementação do Wayland e na maioria das outras ferramentas e utilitários do Plasma.

Abaixo, todos os detalhes que tornam o novo Plasma 25AE tão digno de uma comemoração:

Aparência

image

Breeze - Blue Ocean melhora a aparência do Plasma, deixando mais claro para que eles servem. Os elementos ativos em uma janela de diálogo, por exemplo, “acendem” quando a janela recebe o foco, as checkboxes mostram os ticks e radio buttons acenderem como lâmpadas. As scrollbrars e spinboxes são maiores, tornando-as mais acessíveis e fáceis de usar com telas sensíveis ao toque, mas foram redesenhadas de forma a ainda parecerem elegantes em desktops e notebooks.

Entre outras coisas, mais alguns detalhes servem para adicionar brilho e estilo para o desktop. Por exemplo, ao iniciar um aplicativo ou aguardar a conclusão de um processo, você verá uma engrenagem girando até que a tarefa seja concluída; e os widgets da área de trabalho agora têm um fundo desfocado e obtêm um efeito de destaque quando você os move para perto do painel.

Detalhes sutis como esses não apenas melhoram a aparência da área de trabalho, mas também fornecem um feedback quase subliminar, sugerindo o que está ativo e o que não está e como os diferentes elementos da área de trabalho do plasma irão interagir com você e entre si.

Configurações do sistema

Em Tema global > Cores, você encontrará uma nova opção que permite escolher as cores de destaque para o desktop. Cores de destaque são as cores de itens realçadas nos menus drop-down e listas, planos de fundo dos ícones de aplicativos selecionados no painel, as barras de progresso, os fundos de checkboxes e radio buttons, e assim por diante.

Digamos que em vez do azul frio do esquema de cores padrão do Plasma, você esteja se sentindo fabuloso e queira um rosa forte para todas essas coisas: essa é na verdade a primeira escolha na lista. Ou talvez você queira uma certa distro baseada em camaleão e um verde intenso é o que você procura? Você também pode fazer isso. Para certificar-se de que suas cores correspondem às do tema geral, basta clicar em Do esquema de cores atual para que as coisas voltem ao que eram.

Falando em “voltar ao que eram”, alterar a resolução do monitor pode tornar a área de trabalho inutilizável. É por isso que agora você obtém uma contagem regressiva: em Configurações do sistema > Vídeo e monitor > Configuração de vídeo , depois de escolher uma resolução e pressionar o botão Aplicar, uma janela de diálogo com a contagem regressiva aparecerá. Se após 30 segundos você não clicar no botão Manter (digamos, porque sua área de trabalho ficou inacessível), o sistema reverterá para a resolução original e segura. E esta é apenas uma das maneiras de protegê-lo contra contratempos acidentais de configuração.

Manter seu sistema operacional seguro é uma das nossas principais preocupações. É por isso que sempre avisamos quando você vai compartilhar dados dos quais pode não tem conhecimento. Veja, por exemplo, Night Color : uma das coisas que você pode fazer é usar geolocalização para sincronizar a temperatura da cor da sua tela com os períodos do dia e da noite em que você mora. A página Night Color em suas Configurações do sistema informará quando você compartilhar sua localização com um serviço de terceiros que forneça os horários do nascer e do pôr do sol em sua região, e também informará quem é o terceiro que disse. Da mesma forma, a página Feedback de agora mostrará um histórico de dados que você escolheu enviar para o KDE. Observe que o feedback sempre estará desativado por padrão. Você deve ativá-lo de forma explícita e consciente antes que qualquer dado deixe sua máquina.

Outra coisa que você deve observar é o adaptador Bluetooth. É por isso que você pode definir seu status no login. Suas opções são Habilitar Bluetooth, Desabilitar Bluetooth e Lembrar status anterior.

Se encontrar todas as opções de que você precisa parece assustador, não tenha medo! Facilitamos as coisas adicionando muitas palavras-chave para melhorar as pesquisas. Basta digitar o que você está procurando na caixa Pesquisar e as Configurações do Sistema fornecerão todas as opções relacionadas.

Kickoff

É claro que, depois de terminar a configuração, você realmente desejará acessar seus aplicativos. Você pode fazer isso por meio do Kickoff, o inicializador de aplicativos que, em um layout de Plasma padrão, fica no canto inferior esquerdo da tela. O Kickoff já passou por uma grande reformulação algumas versões anteriores, mas novamente nós reescrevemos grandes partes do código para torná-lo mais rápido e fácil de usar.

E adicionamos novas opções, é claro. Por exemplo, agora você pode fazer o Kickoff permanecer aberto na tela com o novo botão de pino localizado no canto superior direito. Ao clicar no botão Configurar menu de aplicativos à esquerda do pino, você pode escolher se deseja usar uma lista ou uma grade para as visualizações de aplicativos e configurar os botões de ação/sessão de energia.

Também tornamos o Kickoff mais amigável ao toque e, se você pressionar e segurar com um dedo na tela sensível ao toque, o menu de contexto do Kickoff se abrirá.

Bandeja do sistema

image

Em um layout de desktop padrão do Plasma padrão, no lado direito da barra inferior do painel você encontrará a bandeja do sistema. A bandeja do sistema é importante porque contém coisas que você normalmente gostaria de ficar de olho, como notificações, o volume do som, o status da rede, etc. Como a bandeja do sistema é uma parte vital e (literalmente) icônica da área de trabalho do Plasma para muitos usuários, foi tomado cuidado para melhorar sua usabilidade e a dos widgets que ele contém.

Um widget que você pode acessar é a área de transferência, o lugar para onde vão as coisas que você copia e para onde os aplicativos obtêm as coisas quando você as cola em outro lugar. A área de transferência foi aprimorada de várias maneiras, por exemplo, agora lembra 20 itens por padrão e ignora as seleções que você não copiou explicitamente. Isso lhe dá mais opções ao copiar e, ao mesmo tempo, organiza a lista removendo trechos que você pode ter destacado acidentalmente ou distraidamente enquanto trabalhava com o Plasma. Para ajudá-lo ainda mais a manter as coisas organizadas, você também pode remover itens selecionados do pop-up da área de transferência pressionando a tecla Delete no teclado. Por falar em copiar e colar, agora você pode copiar facilmente o texto das notificações com o atalho de teclado Ctrl+C.

Uma novidade no miniaplicativo Volume de áudio é que agora ele distingue entre os aplicativos que estão reproduzindo ou gravando áudio e o widget Media Player sempre exibe a arte do álbum e seu fundo desfocado ao mesmo tempo de qualquer música que esteja tocando. Também adicionamos uma maneira fácil de alternar os perfis de energia do widget Bateria e Brilho. Você pode escolher entre “economia de energia”, “balanceado” e “desempenho”.

Quanto ao widget de rede, o Plasma agora mostra mais detalhes sobre a rede conectada atualmente e você pode ajustar a configuração de velocidade manual para conexões Ethernet com fio. O miniaplicativo também oferece suporte a configurações/protocolos/requisitos de autenticação adicionais para conexões OpenVPN e permite que você desative o IPv6.

Wayland

Nesta versão, o cursor agora mostra feedback de ícone animado ao iniciar aplicativos e adicionamos uma nova animação de rotação de tela para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks/tablets híbridos. Em uma nota relacionada, entrar no modo tablet no Wayland aumenta o tamanho dos ícones da bandeja do sistema, tornando mais fácil tocar em uma tela sensível ao toque. A bandeja do sistema também o notificará quando algo estiver gravando na tela e permitirá que você cancele.

Embora alcancemos o suporte completo do Wayland para a área de trabalho e aplicativos, também oferecemos suporte ao protocolo intermediário XWayland e, no Plasma 25th AE, agora você pode usar um clique do meio para colar e arrastar e soltar coisas entre os aplicativos nativos Wayland e XWayland.

Outras atualizações

  • O Discover, centro de aplicativos do Plasma, agora carrega mais rápido e é mais transparente, pois informa de onde você está instalando seus programas diretamente no botão de instalação, sem a necessidade de ler a descrição completa.
  • Se você tem mais de um monitor, está com sorte, pois os layouts de várias telas agora são mantidos nas sessões X11 e Wayland.
  • Se algo der errado, DrKonqi, o aplicativo que permite enviar feedback facilmente, agora avisa quando um aplicativo não é mantido.
  • Em um esforço para organizar ainda mais as janelas de botões desnecessários, o botão de ponto de interrogação na barra de título fica oculto por padrão nas caixas de diálogo e Configurações do sistema .
  • Ainda no tópico de remoção de componentes inúteis, contas sem senha sem logon automático agora mostram um botão de login simples e nenhum campo de texto para uma senha, por que fariam isso?
  • E, como sempre, melhoramos a estabilidade geral, procurando até mesmo os bugs mais elusivos que poderiam crashar ou travar seu sistema.

… E há muito mais acontecendo. Se você gostaria de ver a lista completa de alterações, verifique o changelog do Plasma - Edição do 25º Aniversário .

Fonte: Plasma - 25th Anniversary Edition - KDE Community

14 curtidas

Felizmente já tendo acesso tudo isso no kde neon.

Mudanças muito sutis nem da para perceber.

A única coisa realmente fantástica está o discover. Snaps, Flatpak e Deb bem organizado, e realmente esta muito bom o discover. depois de anos sendo usuário de pamac, gnome software, a experiência no discover é a melhor.

4 curtidas

Já vou atualizar pra nova versão :smiley: :smiley: :smiley:

6 curtidas

Atualizando aqui também.
Quero ver se consigo migrar para o Wayland de vez nessa versão!!!

4 curtidas

Tô testando aqui, tá lindão, a mão chega coça pra instalar :joy_cat:
Edit: Resolvi instalar e caramba, o processo de instalação tá muito simples, adorei hahaha

Edit 2: a página de teste de impressão do kde é muito fofa cara, pena que não achei como fazer pra scanear documentos, acho que vou ter que baixar um app de terceiros

6 curtidas
apt install skanlite
1 curtida