Lançado o Plasma 5.22, conheça as novidades!

Estabilidade e usabilidade são as chaves para o novo lançamento do KDE Plasma 5.22.

Vídeo apresentação não-oficial

O Plasma 5.22 agora funciona melhor com o Wayland, o que está se tornando cada vez mais importante. A equipe KDE diz que agora funciona com taxa de atualização variável/FreeSync, marcando outra grande parte da lista, especialmente com diferentes taxas de atualização possíveis em telas diferentes.

Outras melhorias do Wayland incluem a capacidade de definir o valor de overscan de uma tela, o efeito Present Windows é conectado exatamente como no X11, você pode maximizar as janelas vertical e horizontal, placas gráficas externas funcionarão sem reinicialização do Plasma, melhorias de desempenho para Plasma, notificações não o incomodarão quando você estiver compartilhando a tela e muito mais.

Há muitas coisas que não estão relacionadas ao Wayland, incluindo:

• Transparência adaptativa para painéis;
  • As Configurações do Sistema ganharam um recurso de discagem rápida para configurações comuns;
  • Você pode desativar atualizações offline;
  • Os Widgets da bandeja do sistema devem parecer muito mais consistentes, junto com Widgets como o Relógio Digital ganhando mais maneiras de personalizar a data e hora;
  • Agora você pode selecionar um perfil de dispositivo de áudio diretamente no widget de volume de áudio;
  • O KRunner agora pode mostrar várias linhas de texto;
  • O moderno Plasma System Monitor substitui o antigo KSysGuard;
  • Tanto no Wayland quanto no X11, as janelas se abrem na tela onde o cursor estiver.

Além disso, essas são apenas algumas das melhorias mais visíveis que podem ser esperadas.

Referência: KDE Plasma 5.22 is out now with a focus on 'stability and usability' and more Wayland | GamingOnLinux

Anúncio oficial: Plasma 5.22 - KDE Community

Changelog Completo: Plasma 5.22.0 complete changelog - KDE Community

11 Curtidas

"Enquanto isso, o impulso para mover o Plasma em sua totalidade para Wayland (o protocolo de exibição do futuro) continua em pleno andamento. Tanto é verdade que distros populares estão começando a distribuir Plasma com o Wayland por padrão. Ao usar o Wayland nos bastidores, o Plasma é capaz de incluir recursos e correções de bugs não possíveis de implementar no X11, oferecendo a você uma melhor experiência e mais estabilidade. "

8 Curtidas

Antes de trocar o Manjaro KDE pelo Regolith, eu estava usando o Wayland e tudo estava funcionando muito bem na minha máquina. Creio que essa padronização está bem próxima de acontecer. O que pode, talvez, atrapalhar são os drivers da Nvidia.

1 Curtida

Realizei a atualização do meu KDE para a nova versão 5.22, ate o momento tudo bem tranquilo :smiley:

3 Curtidas

Aqui no Neon o 5.22 está muito bom, mas ainda não testei a sessão com Wayland para saber se de fato está utilizável como o prometido.

1 Curtida

Estou usando o Arch com Kde 5.22 e está muito bom. O único problema que tenho já tem um tempo é que quando desligo o monitor no Wayland e volto a ligar em seguida a tela fica preta só aparece a Latte-dock, porem posso usar os atalhos normalmente como Alt+ Barra de espaço. E olha que algumas versões anteriores do Wayland funcionava. Mas do mais está muito bom.

Ainda estou no aguardo pelo openSUSE atualizar o Plasma, mas não tenho esperança alguma com Wayland, visto que minha única saída de vídeo é NVIDIA, e faço uso do driver proprietário.

1 Curtida

Acabei de migrar do Kubuntu para o KDE neon, e essa última versão do Plasma está sensacional, usei o dia todo programando e não tive problemas.

PS: O que mais me surpreendeu na migração até agora foi a velocidade do boot com o KDE neon, diminuiu 10s, pelo jeito o Kubuntu carregava muita coisa que eu nem usava.

7 Curtidas

Falar de KDE Neon numa hora dessas desperta meu SDA interior.

5 Curtidas

Pra quem estiver tendo problemas com a instalação de drivers da NVidia e outros, basta instalar o pacote “software-properties-qt” e entrar no Discover… depois disso a instalação é semelhante à do ubuntu antes do atalho de Drivers

sudo apt install software-properties-qt

3 Curtidas
3 Curtidas

Hoje instalei o 5.22 em uma máquina de cliente… um i7-7700 com 24GB RAM e gpu RX 6700XT /12GB…

Tentando arrumar um tempinho pra testar os jogos dos emuladores de PS2 e PS3 e vê no que vai dar rs

1 Curtida

É a interface que me fez abandonar o SDA… rs e nisso criei uma regra (se a distro não tiver a mesma facilidade / funcionalidade que tenho no Plasma, então nem perco tempo testando)

Na minha opinião é a interface mais promissora no mundo linux… ela não se resume apenas à mudar uma dock de lugar… ela traz sempre alguma inovação e está em constante evolução (e isso sem aumentar drasticamente o consumo de memória e recursos do sistema)

Contudo, pra quem quiser se aventurar no “Mundo Plasma” a melhor opção é o KDE Neon… digo isso porque em reviews de outras distros, houveram bugs, travamentos e comportamentos anormais e a culpa acabou caindo sobre o Plasma… (Ex. a ultima review do OpenSuse com Plasma foi um desastre)

Lógico que o Neon não é perfeito (nenhuma distro é… muito menos o Windows rs) mas pelo menos pro meu uso foi o que ofereceu o melhor, seja em praticidade, funcionalidade e beleza

2 Curtidas

Penso igual você @FabioSuco, faz um tempinho que só uso distro com Plasma.

Até semana passada estava usando Kubuntu, mas cansei de ver várias melhorias que só iria receber daqui 1 ano, aí resolvi migrar para o KDE Neon e não me arrependo, estou com o Plasma 5.22 e muito feliz.

A única coisa que achei que não iria gostar era o novo padrão de atualização offline, depois de usar achei excelente, além de ser mais seguro só é aplicado no boot e não na hora de desligar o sistema, e como sempre isso é totalmente configurável no Plasma.

Sem dúvidas é a interface mais completa e customizável que já vi até hoje! :heart:

2 Curtidas

Aqui também deixei essa opção ativada e achei muito mais prático do que ficar atualizando manualmente

Eu uso uma customização básica… estilo Glassy mas sem Blur… e acostumei a usar o Painel de Aplicativos, invés do lançador tradicional… enfim, customização p/ todos os gostos

1 Curtida

Acabei de fazer uma instalação limpa do Kde plasma 5.22 e pra minha surpresa o Arch veio com todas as pastas, tipo Documentos, etc… e antes eu tinha que adicionar uma por uma. E o Kde plasma 5.22 está muito bom.

2 Curtidas