Lançado o PLASMA 5.16

5 curtidas

As novidades são bem interessantes, a que mais me chamou a atenção foi a nova central de notificações, ela parece bem customizável.

Aguardando o update no Arch Linux…

sudo pacman -Syu
sudo pacman -Syu
sudo pacman -Syu
sudo pacman -Syu
sudo pacman -Syu

7 curtidas

Pra quem usa o Kubuntu, já atualizou… caso esteja usando o backports !
http://ppa.launchpad.net/kubuntu-ppa/backports/ubuntu

1 curtida

Me parece que vc utiliza o plasma à algum tempo, sabe se o mesmo está apresentando menos problemas?

Estava pensando em migrar do i3 para o plasma, vou acabar instalando os meta pacotes pois caso ocorra algum problema posso está removendo sem maiores problemas, pois quando utilizei o plasma para teste o mesmo apresentava crash a cada tarefa aí ficava meio tenso.

Desde 1999.

Eu não tenho absolutamente nenhum problema no Plasma. As versões iniciais do Plasma 5 eram problemáticas, mas a partir da versão 5.12 as coisas melhoraram drasticamente.

6 curtidas

Acho que a ultima versão que eu usei do plasma se não me engano era 5.10 isso em 2017, depois não cheguei a utilizar novamente, agora como ele está recheado de novidades como a central de notificações etc, me chamou atanção. Vou instalar ele daqui a pouco para acostumar novamente pois estou um pouco cansado do i3. Obrigado pelo comentário.

O KDE nessa época estava em fase de consolidação do modo de operação, a partir da 5.12 já estava perfeitamente funcional

2 curtidas

Será se o update vai chegar de forma automática? Tenho receio de atualizar tão repentinamente assim.

O update está disponível no repositório estável do Arch Linux. Aparentemente tudo está funcionando bem, notei alguns ícones novos e uma repaginada na central de controle. O novo sistema de notificações ficou bem bacana.

2 curtidas

Estou usando o KDE Neon, está perfeito, rodando liso e sem nenhum problema, até já atualizai para o Plasma 5.16

2 curtidas

Crie um tópico a respeito do assunto, não é legal pegar carona em outros tópicos.

Eu to curtindo demais o 5.16, principalmente o novo sistema de notificações, mas não tá 100% aqui, algumas notificações demoram muito pra serem ocultas, e o Discover fica carregando infinitamente e não termina

2 curtidas

A depender do que seja, se for algo simples, como aparenta ser, não precisaria por um tópico novo… claro que se mais alguém tiver o mesmo problema, e for resolvido aqui no tópico, criar um novo tópico para ensinar como corrigir o problema.

Estou usando linux a pouco mais de dois anos, mais estou gostando muito. Testei várias distros, mint cinnamon, mate e xfce, xubuntu, ubuntu mate, kubuntu, elementary, manjaro as três prinicipais versões, fedora, kde e gnome, ubuntu desde 16.04 até o 19.04 disco dingo e kde neon, enfim minhas preferidas são o mint com cinnamon, ubuntu mate e por último tenho adorado conhecer o ambiente kde, como dito acima, testei no manjaro, fedora, kubuntu, neon e até mesmo no mint 18.3.
Bom estou em dúvida entre o kubuntu 19.04 ou kde Neon, gostei muito do Neon, mais tenho algumas dúvidas a respeito dele.
Não é lts?
Essa versão com o plasma 5.16 tem suporte até setembro e já lança outra?
Usa base debian??? programas são .deb?

Agradeço aos amigos!

O KDE neon é baseado no Ubuntu 18.04, o Plasma tem repositórios próprios e é atualizado no dia do lançamento, é uma distro semi-rolling.

3 curtidas

Obrigado pelas respostas, então acho que vou instalar o Kde Neon, testei na VM e achei muito bom!
Semi-rolling como amigo??? Poderei atualizar dessas versão pra próxima apenas atualizando? Como no Manjaro?

1 curtida

A base é o Ubuntu LTS, qualquer aplicativo que não faça parte do Plasma utilizará a versão disponibilizada pelo Ubuntu, o Plasma e seus aplicativos estão sempre em sua última versão. A base não muda, apenas o Plasma, por isso é semi-rolling. Não houve opção de atualização da versão 16.04 para versão 18.04, os desenvolvedores recomendaram realizar uma nova instalação.

4 curtidas

Obrigado amigo, sanou minhas dúvidas.:handshake:

2 curtidas