Linuxmint 19.2 lançado oficialmente.
Desde que abandonaram a flavor com KDE, nunca mais utilizei. Sei que é possível instalar o KDE nele, mas mesmo assim prefiro uma versão já com o KDE. Acho que “quebra” menos do que essas instalações pela loja de aplicativos, ou gerenciador de pacotes. Quando digo “quebra”, quero dizer com relação à interface dos aplicativos que ficam destoando do desktop. Tipo ícones, botões de controle e etc. Mas pelo que já ouvi falar, tá top. Para quem gosta, vale a pena testar.
Utilizei Mint da versão 4 ou 5 (não lembro ao certo) até a 18 alguma coisa…
Mas cansei do Mint. Outras distros inovaram muito mais, como Deepin ou o próprio Ubuntu voltando ao Gnome repaginada. POP_OS! conseguiu usar Gnome e ainda assim ser inovador (temas e certas extensões).
Para mim, o Mint parou no tempo. Pode ter mudado muita coisa “sob o capô”, mas nada que me agradasse ou que me “prendesse” mais ao sistema.
Hoje tô com Deepin, Elementary e POP.
E Neon num outro notebook que uso para brincar com distros.
Falou tudo e mais um pouco !!
Não adianta apenas ter “mudado sob o capô” se a interface continua a mesmice de sempre sem algo significativo ou que chame a atenção… tipo, vc pode ter uma réplica de um Mustang com motor de Opala… mas primeiramente o que vai chamar a atenção de quando passar pela rua vai ser a carroceria em si… só muito tempo depois que os mais entendidos vão se ligar no motor…
Boa parte das distros evoluíram… o Deepin a cada versão traz uma novidade… até o Ubuntu deu uma melhorada no estilo (sem contar o desempenho) Mas o Mint leva 8 meses pra add uns papéis de parede e mudar a fonte do texto e já acham que fizeram grande coisa rs
Iso de 2gb!
Tá gordinha a bichinha.
Não diria que parou no tempo, até porque é derivado do Ubuntu rsrs… agora se estiver falando da DE Cinnamon pode até ser que tenha parado um pouco no tempo, mas por incrível que pareça ela é uma das DE mais customizáveis que existem, e não é difícil deixar ela com a cara que deseja.
Eu gosto muito do Ubuntu com Gnome, com tema Yaru então fica lindo, porém não migro para o Gnome porque no Cinnamon consigo deixar do jeito que gosto, já no Gnome não consigo.
Estou achando-o mais rápido e fluido do que a versão anterior.
Linux Mint sempre é uma boa opção para se usar e não ter problemas.
Já atualizei do 19.1 e mais uma vez as otimizações no Cinnamon são muito perceptíveis. Mesmo no meu notebook com HD e RAM lentos os programas abrem quase que instantaneamente, principalmente o terminal e o nemo (navegador de arquivos). E está muito mais rápido do que na versão anterior.
A facilidade de instalação do Wine também está muito boa. Eu removi o PPA do WineHQ, deletei todos os pacotes relacionados à ele, instalei o pacote “wine-installer” e tudo que está no Lutris continuou funcionando perfeitamente.
A interface em si realmente se manteve no mesmo padrão, bastante tradicional, mas é muito otimizada e expansível.
Também notei uma grande diferença na performance do Cinnamon, ficou muito mais rápido mesmo, só que eu fiz uma instalação limpa e estou rodando meus scripts de pós instalação agora.
Acabei de terminar de atualizar, não vi nada de relevante, tem umas poucas opções novas no painel de controle e papeis de parede e novo Kernel, do resto é mais do mesmo
Mas geralmente é isso mesmo…mas muita coisa foi feita por baixo do capô.
Eu fiz a instalação do “zero”, como costumam dizer.
Esses lançamentos do Linux Mint 19.x é tipo os lançamentos do Ubuntu 18.04.x, não dá pra esperar nada além de apenas atualizações de softwares que foi acumulando com o tempo. E o pessoal do Linux Mint aproveita pra adicionar algumas correções ou algumas coisas “novas”.
Normalmente as novidades maiores vem em lançamentos de novas versões que são baseadas no Ubuntu LTS
Qual é a previsão de lançamento da próxima LTS do Ubuntu, janeiro de 2020?
Abril, normalmente é em abril, por isso é o número do ano (por exemplo: 18 de 2018) e .04 por causa do mês
O mesmo vale para as versões não LTS
Eu sou meio cético em relação à grandes mudanças no Linux Mint… eles mantém esse “verde esterco” desde a versão 14… fazem umas perfumarias aqui e ali e tal…
Mesmo melhorando algo “sob o capô”, não se pode abandonar a interface que é o cartão de visita de toda a distro… mesmo sendo versões intermediárias, eles pode fazer isso, veja o Deepin por exemplo: a cada nova versão uma novidade, independente de ser intermediária ou não…
Mas a turminha da Irlanda parece que não é muito adepta à mudanças em matéria de design… prova disso é o site que parece que foi feito por um garoto de 12 anos usando Frontpage no final dos anos 90 rs