Lançado Br OS 20.10

Finalmente a espera acabou, hoje, 24 de Dezembro de 2020 saiu a versão 20.10 do Br OS.

Esta versão vem baseada no Kubuntu 20.04.1 LTS, o que proporcionará um maior tempo de suporte aos usuários, porém, com todas as novidades típicas de uma versão regular.

Novo tema:

Essa versão trouxe o tema Deepin v20 (com versões claras e escuras)como padrão, o motivo obviamente é a ausência de qualquer suspeita de copyhight, uma vez que o tema anterior era parecido demais com o tema usado pelo pessoal da Maçã, e se queremos manter o sistema livre, temos que usar um tema livre, não é mesmo?

Segurança e liberdade de Expressão:

Devido aos constantes atentados à liberdade de expressão cometidos deliberadamente pelo Senado Federal brasileiro e pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, nós cumprimos a promessa feita meses atrás, e o Br OS trouxe nessa versão o cliente em linha de comando da Windscribe VPN, com dezenas de servidores gratuitos e que não gravam log, além do Tor Browser vir instalado nativamente.
mas lembre-se, tanto a VPN quanto o Tor estão instalados mas não estão ativos, você precisa criar uma conta gratuita na Windscribe e fazer login nos servidores para poder se proteger, e o Tor Browser, já sabe, você precisa entrar nele para ele conectar.

UEFI:

Essa versão finalmente conta com o boot em modo UEFI completamente funcional(duas imagens, uma UEFI e uma Legacy por enquanto) , uma contribuição do meu amigo João Guilherme que é fera no assunto e fez toda a correção.

Download:

Você pode baixar o Br OS 20.10 por meio de nossa PÁGINA DE DOWNLOADS,
A imagem ficou bem menor, agora com o tamanho de 2.3GB.

Avisos Importantes:

O Br OS não utiliza Swapfile, então, a menos que você tenha pelo menos 8GB de RAM, é bom fazer uma partição Swap de 4GB para evitar crashes do sistema durante a instalação, O particionamento deve ser feito manualmente, uma vez que o particionamento automatizado tenta utilizar Swapfile, o que provocará o crash do sistema.

8 curtidas

Parabéns! Vou baixar pra rodar no Boxes e dar minha opinião!!
Avante!

1 curtida

Até baixei pra ver como é, mas não rodou nem no boxes nem no virtualbox. Eu hein.

2 curtidas

Baixando aqui, vou tentar rodar no Boxes e te dou retorno, @anon99219498

1 curtida

Testei aqui, e aparentemente se tirar o UEFI do Virtualbox funciona normal. :confused:

2 curtidas

Na ISO tá escrito “legacy”, deve ser por isso

Meh. Só baixei e nem vi kk
Enfim, vou por a ceia pra aquecer

Já começa com um belo bootsplash:


O bootsplash do Plasma, tbm curti

E eis o sistema em live. Não curto muito esse jeitão do DDE, mas até que tá bonito sim:

Agora, @Thomas_Anderson, tem que ver se é realmente uma limitação esse “legacy” (ou seja, rodar em MBR e não em GPT) - por motivos óbvios…

No mais, parabéns pelo trabalho

2 curtidas

Instalado no nvme do virtualbox…

XD

1 curtida

Estamos trabalhando isso já, a Canonical meio que não facilita nessa parte, mas já estou vendo isso implementando códigos do mint, estou tentando lançar uma versão UEFI ainda nessa release, mas se não der, na 21.04 com certeza sai.

2 curtidas

Tenho uma pergunta: a versão 20.10 é baseada na 20.04? Acho que fica levemente confuso o nome, esperava que fosse Ubuntu 20.04 ~ BrOS 20.04.

2 curtidas

Então, é que a versão 20.04 (nomeada como 20.05) saiu em maio de 2020, a 20.10 era para sair com base no Kubuntu 20.10, mas a Canonical mexeu no boot dessa versão e ele veio problemático (típico de releases regulares), com isso eu conseguia gerar a iso, mas ela dava problema para instalar e causava crash na hora de instalar o grub, então resolvi basear no LTS mesmo igual outras distros fazem, pelo menos enquanto a Canonical resolve o problema, ou eu resolvo usando códigos do Mint

3 curtidas

Ah, utilizam o GRUB como boot manager. Prefere ao invés do systemd-boot?

1 curtida

Não gosto muito da ideia do Systemd querer dominar o Linux hehehe

Boot UEFI adicionado com sucesso galera!

eu ia adicionar esse alerta lá em cima mas a edição já fechou.

2 curtidas

É mais de uma ISO ou ainda uma só?

Só uma ISO para legacy e UEFI, um amigo meu fez pra mim, depois ele vai me passar o fonte do patch pra adaptar às futuras versões.

EDIT: O boot em modo legacy pode falhar em alguns computadores, por isso adicionei uma imagem legacy only ao lado para quem tiver problemas com a imagem perincipal

2 curtidas

Legal! Agora e é divulgar isso com força!!

1 curtida

Se quiser participar de nosso grupo no Telegram, o endereço é: Telegram: Contact @bros20 , O convite é estendido a todos do fórum que quiserem participar.

2 curtidas

Ah… tá indo na mesma linha do Artix. Eu particularmente não ligo: se for funcional e bootar rápido, tá ótimo. Se puder não aparecer 4k de texto no bootup também é um bônus (ta aí algo que gosto no Fedora).

Boa sorte com a Distro!

A propósito, nada de outras DEs?

2 curtidas