Estou com um problema no ubuntu 24.04 de lag, quando aperto para mudar a área de trabalho virtual ele demora uns 2 segundos até mudar a primeira vez, depois que muda volta ao normal, porém se não utilizar seguido volta o problema.
Caso ajude os detalhes do sistema são estes:
Relatório de detalhes do sistema
Detalhes do relatório
- Data em que foi gerado: 2024-12-03 16:07:43
Informações de hardware:
- Modelo do hardware: Acer Predator PHN16-71
- Memória: 32,0 GiB
- Processador: 13th Gen Intel® Core™ i7-13650HX × 20
- Gráficos: Intel® Graphics (RPL-S)
- Gráficos: 1 NVIDIA GeForce RTX™ 4060 Laptop GPU
- Capacidade de disco: 3,0 TB
Informações de software:
- Versão do firmware: V1.16
- Nome do SO: Ubuntu 24.04.1 LTS
- Compilação do SO: (null)
- Tipo do SO: 64 bits
- Versão do GNOME: 46
- Sistema de janelas: X11
- Verificação do kernel: Linux 6.8.0-49-generic
s
Hardware ta de babar, viu?
Estranho esse problema ainda persistir no GNOME 40. Eu tinha problema de travamentos e falta de performance por causa do Mutter do GNOME, mas depois do 40 eu passei a usar mais KDE entao nao me lembro de ter enfrentado ele. E agora estou sem condicoes de fazer dual boot.
Nao consegue rodar com Wayland, so por curiosidade? Esse problema ocorre quando se utiliza o saida de video dedicada (ligada direto na GPU do lappy)?
Sim uso direto na GPU, no meu outro note tinha dado esse problema também, por isso ficava na 22.04, porém na 22.04 nesse note ta meio estranha também, ai optei por ir para esta versão, porém não tenho nem ideia do que pode ser.
Ocorre o lag quando inicia os aplicativos, ou mudando a área de trabalho virtual e tudo mais, to pensando em talvez sair do ubuntu e ir pra outra distro, porém to tão adaptado a ela ai queria ver uma solução para continuar nela.
Olá @tauganyc, tudo bem contigo?
Como este notebook possui gráficos híbridos, você vai precisar fazer algumas configurações extras para ter uma boa experiência. Este guia da System76 é um dos mais completos e deve ajudar no seu caso.
Obrigado vou testar!
Infelizmente não funcionou, mesmo mudando apenas para nvidia ou para hybrid
Que hardware top rapaz.
Meu hardware é antigo e funcionou tudo sem nenhum problema nesse sistema, lamento por você não ter tido uma boa experiência pode ser que ainda tenha com algumas configurações e você ainda possa usufrui do ubuntu.
Até agora me estacionei em 4 distros e pretendo por tempo ilimitado me dedicar essas 4 distros: Ubuntu, Linux mint, Biglinux e o famosíssimo “Peppermint= meu anjo das distros”
Rapaz, eu não sou muito fã de Ubuntu. Na epoca que eu tinha uma placa híbrida, eu usava o Pop!_OS e dava muito bem. Se não conseguir dessa forma, eu tentaria uma outra distro. Quem sabe?
Bom realmente é algo no ubuntu 24.04, o 22.04 ta normal novamente. Testei o fedora também e ficou 100% porém voltei pro ubuntu 22.04. Obrigado a todos que auxiliaram!
Eu usei muitas distros mas sempre acabo voltando pro ubuntu. Porém no mundo dos notebooks é meio estranho hoje em dia. Antes tava com um note da dell onde que no ubuntu ele simplismente desligava as fans, o mais legal de tudo que o note vinha com o ubuntu de fábrica.
Hoje em dia to usando dual boot com o windows e linux, windows eu jogo e linux é trabalho